Jornada promove amplo debate sobre desenvolvimento sustentável, os aspectos ambientais e os rumos do desenvolvimento econômico do município de Januária e região

Jornal O Norte
Publicado em 10/03/2008 às 11:26.Atualizado em 15/11/2021 às 07:27.

Jerúsia Arruda


Repórter



O município de Januária é um dos mais importantes da região norte-mineira, não só pela riqueza ambiental que abriga em seu território, mas também por estar se tornando um importante pólo de educação em nível superior, recebendo um grande número de jovens de cidades vizinhas que vêm estudar na cidade.



Com a proposta de reunir a comunidade acadêmica da cidade e professores e pesquisadores do cenário nacional para uma reflexão sobre as questões ambientais relacionadas ao Norte de Minas, a secretaria municipal de Educação, em parceria com a faculdade Ceiva, realiza a III Jornada Norte-mineira de Ciências Humanas, nos 12, 13 e 14 de março.



A jornada, que acontece anualmente em Januária, tem como principal característica o debate interdisciplinar, reunindo profissionais de diferentes áreas do conhecimento em torno de temas de interesse da comunidade da região.



Na edição desse ano, o tema de debate será Pelos caminhos do São Francisco: Educação, Cultura e Meio Ambiente, compreendendo o movimento histórico e os rumos do desenvolvimento econômico da cidade e região.



De acordo com informações da organização da Jornada, a região tem sido alvo de inúmeras políticas ambientalistas, sobretudo por meio da criação de várias Unidades de Conservação, as UC’s e aproximadamente dois milhões de hectares de terra da região são destinados à conservação ambiental. A situação tem provocado inquietação na comunidade, que questiona se essa conservação pode se configurar em oportunidades ou problemas, e se pode desestabilizar a vida das comunidades atingidas por tais políticas.



Esses questionamentos pautam os debates da III Jornada, que propõe um posicionamento da academia, no sentido de compreender as complexas relações que se estabeleceram na comunidade envolvida.



PROGRAMAÇÃO



Serão realizadas palestras, debates e oficinas nos três dias da jornada, sempre a partir das 19 horas. No dia 12, quarta-feira, serão realizadas oficinas temáticas, no Colégio Betel. No dia 13, quinta-feira, às 19 horas, conferência de abertura com o tema Nos caminho da educação, apresentada pelo professor Pedro Demo, da universidade de Brasília, no Sesc Laces.



No dia 14, sexta-feira, mesas redondas abordam os temas Cultura e Linguagem, Políticas Públicas e Meio Ambiente.



Na mesa redonda sobre Cultura e Linguagem, a professora Maria Generosa F.Souto (Unimontes) fala sobre Mitos e ritos da narrativa nas barrancas do rio São Francisco, a professora Ana Bernardes (UFU), sobre Cultura e linguagem em Guimarães Rosa, tendo a professora Iara Toscano Correia como mediadora.



As palestras acontecem às 19 horas, na Unimontes/Januária e são voltadas para acadêmicos dos cursos de História, Pedagogia, Normal Superior e profissionais da educação em geral.



Na mesa redonda sobre Políticas Públicas e Meio Ambiente, a professora Ana Paula Gelinfaskoi Thé (Unimontes) fala sobre Gestão de recursos naturais: poder, participação e sustentabilidade. A professora Lílian Bonjorne de Almeida fala sobre Unidades de Conservação Federais de Januária e região: a experiência da APA e Parque Nacional Cavernas do Peruaçu IBAMA.



As palestras acontecem às 19 horas, no BNB Clube, e são voltadas para acadêmicos dos cursos de Geografia, Turismo, Pedagogia, História e profissionais da educação em geral. O mediador será o professor Sidivan Resende.



As inscrições podem ser feitas na faculdade Ceiva e no Colégio Betel, em Januária.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por