Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Jornada de Ginecologia debate gravidez na adolescência

Jornal O Norte
Publicado em 15/10/2007 às 11:00.Atualizado em 15/11/2021 às 08:19.

A situação da assistência materno-fetal no país, a sexualidade feminina e a gravidez na adolescência estão entre os temas a serem discutidos, no período de 25 a 27 de outubro, durante a II Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Norte de Minas, que será realizada na Universidade Estadual de Montes Claros. A iniciativa é da Regional Norte da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Minas Gerais (Sogimig), em parceria com a Unimontes, por intermédio do Departamento de Saúde da Mulher e da Criança, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).



A solenidade oficial de abertura está prevista para o dia 25, a partir das 20 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro), devendo ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, contando, ainda, com a participação do vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, professor João dos Reis Canela e do presidente da Sogimig, professor João Pedro Junqueira Caetano, que, na oportunidade, vai ministrar a conferência “A Ginecologia e Obstetrícia frente ao Milênio: Perspectivas e Desafios”.



Segundo o professor Marco Aurélio Martins de Souza, vice-presidente da Regional Norte da Sogimig e vinculado ao Departamento de Saúde da Mulher e da Criança, da Unimontes, “o evento tem como objetivo proporcionar a atualização de conhecimentos dos profissionais, envolvendo também professores e acadêmicos”. Ele lembra que a jornada está inserida no processo de educação médica continuada. As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: avenida deputado Esteves Rodrigues, 616, sala 203, telefone (0xx38) 3222 1771.



PROGRAMAÇÃO



No dia 26, às 9 horas, acontece mesa-redonda sobre “A situação da assistência materno-fetal no Brasil”. Será destacada a humanização do atendimento no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes. Na oportunidade, o professor Hubert Caldeira vai abordar o tema “HU – uma história de sucesso -, o exemplo de Montes Claros”.



No mesmo dia, pela manhã, serão discutidos os temas “Gravidez de alto risco: etiopatogenias”, “Prevalência de patologias e complicações materno-fetais”, “Gravidez na adolescência – uma situação especial –, repercussões e manejo” e “Propedêutica da gravidez de alto risco”. Haverá também a conferência “Sexualidade feminina: sexo, amor, relacionamentos reais, irreais e virtuais”, sob responsabilidade da especialista Tânia Mara Giarolla (Lavras). À tarde, o professor Garibalde Mortosa Júnior, de Belo Horizonte, aborda o tema “DST: HPV e a mulher no contexto da canferobia”. Logo em seguida, será realizada mesa redonda sobre “Ginecologia Endócrina: avolulação, TPM e Amenorréias”. E ainda será ministrada a conferência  “A situação da TH (Terapia Hormonal) nos dias atuais: controvérsias,  avaliando riscos, benefícios, assumindo responsabilidades – o verdadeiro papel do ginecologista”. O tema será abordado pelo professor Luiz Carlos Viana.



No dia 27, a partir das 8 horas, acontecerá a mesa redonda sobre “Assistência materno-infantil”, coordenada pela professora América Maria Eleutério Del Menezzi, da Unimontes. Logo após, serão abordados os temas “Prematuridade – prevenção, manejo e recentes avanços” e “Ultra-som em obstetrícia na assistência materno-infantil”. No encerramento, está prevista conferência a ser ministrada pelo professor Antônio Fernandes Lages sobre o tema “Câncer de mama – de Halsted aos novos avanços – o que o ginecologista deve saber e o mastologista deve fazer”.



Fonte: Ascom Unimontes

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por