Núbia Primo
Repórter
onorte@onorte.net
Na programação da Jonafes 2006, aconteceu na manhã da última sexta-feira o II Fórum de atividade física e saúde dos países de língua portuguesa.
O reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida, proferiu uma palestra com o tema Promoção da Saúde. Paulo César diz que para se promover saúde é necessário ações conjuntas e articuladas, o que implica em educação, moradia, renda, ou seja um ecossistema saudável, propicio ao desenvolvimento humano.
- As Universidades são os espaços estratégicos pois representam o ensino, a pesquisa e a extensão, tripé da promoção da saúde. A integração da Unimontes, UFMG e das Faculdades particulares da cidade, sinaliza que estamos caminhando no rumo certo. Com essa união poderemos fechar parcerias que favoreçam o desenvolvimento da região. Afirma Gonçalves Almeida
Para o reitor da UTAD, Armando Mascarenhas, o marco do evento é a parceria entre as Universidades/ Faculdades de língua portuguesa como fator de desenvolvimento de seu povo. Mascarenhas destacou as potencialidades da região e referiu-se a parceria com a Funorte/ Soebras como um poderoso instrumento de superação das fronteiras: econômicas e culturais.
Ruy Muniz, em sua fala, explica que a Soebras iniciou sua atuação na área da saúde no ensino superior em 2000, com o curso de Educação Física.
Nesses cinco anos crescemos muito, implantamos diversos cursos: Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia e Medicina. No ano passado assumimos a Fundação Hilton Rocha em Belo Horizonte, que é referência no tratamento oftalmológico em todo o país e atravessava uma séria crise financeira, investimos cerca de um milhão e meio de reais e hoje a Fundação Hilton Rocha voltou a ser referência, inclusive já estamos viabilizando a residência médica em oftalmologia. ressalta Ruy Muniz.