Da Ascom/Unimontes
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai ampliar o atendimento nas atividades relacionadas à natação, buscando contemplar as demandas apresentadas pela comunidade acadêmica e também pelo público externo, com a utilização da piscina olímpica do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, no campus universitário Professor Darcy Ribeiro. A meta em 2008 é ampliar de 800 para 1,4 mil o número de pessoas beneficiadas, como servidores docentes e técnico-administrativos, acadêmicos e pessoas da comunidade, além dos participantes do projeto “Nadar”, que é dirigido exclusivamente aos alunos de escolas públicas e de instituições sociais da cidade.
As atividades são coordenadas pelos professores do Departamento de Educação Física e do Desporto, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, contando com a participação de acadêmicos do curso de Educação Física como instrutores e monitores. O objetivo principal é incluir crianças, adolescentes e adultos na natação, promovendo a saúde, a prática esportiva, a cidadania e o desenvolvimento de novos atletas.
No projeto “Nadar”, cujas atividades foram iniciadas no ano passado, são atendidas cerca de 400 crianças a partir dos cinco anos de idade, sempre às terças e quintas-feiras. São alunos matriculados nas Escolas Estaduais Professor Plínio Ribeiro e Polivalente Professor Alcides de Carvalho, além de internos do Orfanato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bem como adolescentes atendidos pelo Projeto Luz – Cidadão do Futuro –, mantido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). A meta para o final de abril próximo é atingir a marca dos 800 alunos beneficiados. Outras escolas públicas da cidade também já se inscreveram no projeto e poderão ser atendidas.
CARÁTER PEDAGÓGICO
“Além de promover o esporte como agente de inclusão social, é proporcionada aos acadêmicos dos cursos de Educação Física a oportunidade de uma vivência pedagógica ainda no ambiente da graduação”, salientou a coordenadora do projeto “Nadar”, professora Josiane Santos Brant Rocha. Ela lembra que, além de reforçar o compromisso da Universidade com as atividades de extensão, o projeto está inserido no programa da disciplina “Prática de Formação”, sendo que, quatro acadêmicos são bolsistas para a área de supervisão.
Ainda segundo a professora Josiane Rocha, as crianças que alcançarem melhor rendimento nas aulas do projeto integrarão uma equipe de competição a ser formada pela Unimontes, “como forma de reconhecimento aos alunos mais dedicados e de valorização dos novos talentos”.
COMUNIDADE
Para o público em geral, as aulas – que incluem os vários estilos de natação e sessões de hidroginástica - vêm sendo ministradas desde setembro de 2007, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 12h45 e de 14h30 às 19h30. São atendidas cerca de 400 pessoas, entre as quais servidores docentes e técnico-administrativos e alunos da própria universidade, sendo as atividades coordenadas pela professora Camila Barros Moreira.
Até o final de 2008, o número de pessoas atendidas será ampliado para 600, desde crianças (a partir dos oito anos) até a população da chamada terceira idade.
A piscina do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, da Unimontes, é considerada olímpica, sendo a única com dimensões oficiais em todo o Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, atendendo as exigências de federações e associações para realização de provas oficiais.
