(UNIMONTES/DIVULGAÇÃO)
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completou, nesta terça-feira (24), 60 anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas. Com o compromisso de apoiar e promover o desenvolvimento socioeconômico regional, a instituição investe em ensino, pesquisa, cultura e projetos sociais.
Por meio da propagação do conhecimento, da cultura e com a melhoria da qualidade de vida nas áreas onde está inserida, a Unimontes tem importante papel na região do semiárido. E chega aos 60 anos em franca expansão das atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.
A Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962.
“A Universidade Norte Mineira promoverá o estudo dos problemas relacionados com o desenvolvimento econômico, social e cultural do país, especialmente da região de sua sede e, na medida de suas possibilidades, prestará colaboração às entidades públicas e privadas que o solicitarem”, diz o artigo 9º da Lei 2.615, que criou a instituição de ensino superior.
A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por meio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 1994, a universidade teve o seu reconhecimento federal, homologado pela Portaria 1.116, do Ministério da Educação.
Desde então, iniciou o seu processo de expansão nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, conta com 11 campi e dois núcleos fora da sede.
SAÚDE
A prestação de serviços é incrementada, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Com o atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HU também se destacou como referência regional no atendimento aos pacientes contaminado pelo coronavírus, salvando vidas durante a pandemia de Covid-19.
Atualmente, o corpo funcional da universidade é constituído por 2.940 pessoas, sendo 1.067 professores e 1.508 servidores técnico-administrativos. Conta, ainda, com 365 servidores terceirizados. São 342 municípios em sua área de abrangência – cerca de 40% do território mineiro.
ENSINO
A universidade soma, hoje, o total de 13.168 alunos matriculados em cursos de graduação (9.462), graduação a distância (1.636), técnico-profissionalizantes (1.077), pós-graduação – Lato sensu (112) e Stricto sensu (881). São ministrados 61 cursos de graduação e 21 cursos próprios de mestrados e doutorados. A instituição também tem reforçado o ensino a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), que ministra oito cursos de graduação no modelo EaD, abrangendo 27 municípios.
*Com Agência Minas