Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético encerra a temporada de inscrições para sua 22ª edição, no próximo dia 29 de Agosto, sexta-feira, podendo os interessados registrarem seus trabalhos no Centro Cultural Hermes de Paula, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho (Pça. Da Matriz, 32 – Centro), ou através do Sítio Eletrônico www.psiupoetico.com.br. Os participantes poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Ainda serão recebidas proposta de instalações de poesia visual e arte-postal, além de performances, recitais, esquetes teatrais. O Psiu Poético é uma realização da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual Montes Claros- Unimontes, ATCMC e Jornal Hoje Em Dia, e tem como tema desta edição Linguagem Poética no século XXI, com o intuito de confluir para Montes Claros a maior diversidade de novas experimentações em torno da linguagem poética na atualidade.
E dentro dessa proposta de se pensar a contemporaneidade, o evento escolheu como música tema deste ano Rockatopear, da banda montes-clarense Ruído Jack, que traz a referência do tradicional, representado pelo som percussivo dos grupos de catopés, e dialogo com o moderno, impulsionado pelo rock'n roll do grupo formado por César Henrique, Maria Morena, Alexandre Fudaum e Rafael Dinez.
HOMENAGEADOS
Como acontece nas outras edições do evento, o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético homenageia seis poetas que ainda estejam contribuindo com a produção e discussão do fazer poético. Neste ano o evento está homenageando a poeta e professora montes-clarense Marli Froés, da primeira geração do Psiu Poético, que acompanha o Salão desde os anos 80; o também montes-clarense Márcio Morais, da mais nova geração de poetas revelados pelo projeto; Bruno Brun, de Belo Horizonte/MG; Jussara Salazar, natural de Pernambuco; Luís Turiba, de Brasília; e o poeta carioca Chacal, um dos grandes nomes da poesia brasileira, das últimas décadas.