Termina neste sábado, 16, o prazo para inscrições no ProUni - Programa Universidade para Todos. São oferecidas 108.025 bolsas de estudos integrais e parciais de 50% da mensalidade
Os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa de estudos e ainda não fizeram a inscrição devem iniciar o processo logo para evitar a sobrecarga da página eletrônica nas últimas horas, antes do encerramento do prazo.
A consulta aos estabelecimentos de ensino e cursos oferecidos deve ser feita na página eletrônica do programa, onde é encontrada a ficha de inscrição.
Das vagas disponíveis, 64.719 são integrais e 43.306, parciais de 50% da mensalidade, e podem ser preenchidas em 1.424 instituições particulares de educação superior que aderiram ao programa.
Segundo informações do Mec, até a última quinta-feira, 14, havia registrado 68.166 inscrições.
A função de inclusão social do programa também está assegurada aos alunos auto-declarados negros ou indígenas. Para eles, o Pro uni destina 28.778 bolsas, das quais, 20.595 são integrais e 8.183 parciais de 50% do valor da mensalidade.
Mais difíceis de passar, mais caros ou mais procurados, os cursos de Direito, Administração e Medicina também estão incluídos no Pro uni.
Na área de saúde e bem-estar social, por exemplo, as 1.424 instituições de ensino superior privadas, que aderiram ao Pro uni, oferecem mais de 13 mil bolsas. As áreas de Ciências Sociais, Negócios e Direito reúnem o maior número de vagas: 52.952.
É isso o que mostra a tabela divulgada pelo Ministério da Educação, sobre o número de bolsas de estudos em cada uma das oito áreas do conhecimento.