Abertas na Unimontes - Universidade estadual de Montes Claros inscrições para seleção de bolsistas do Pronera - Programa nacional de Educação na Reforma Agrária. O prazo vai até o próximo dia 25. Serão selecionados 25 acadêmicos para atuar na educação de jovens e adultos em torno de 60 áreas de assentamento e acampamentos do Norte de Minas beneficiados pelo programa, desenvolvido pelo Incra - Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária, em parceria com a Unimontes.
As atividades, no âmbito da universidade, vêm sendo supervisionadas pela pró-reitoria de extensão. Serão atendidos cerca de 1.200 jovens e adultos com aulas ligadas ao ensino fundamental. Uma das novidades é a implantação do curso de magistério do campo/nível médio, voltado para 60 educadores, que vão trabalhar nas áreas de assentamento.
Conforme a professora Maria Ivanilde Pereira, o curso de magistério será ministrado com linguagem e metodologia específicas para a cultura e costumes das pessoas que vivem no campo.
- O objetivo desse trabalho é fazer com que os assentados possam aprender de forma contextualizada, dentro da própria realidade – explica.
BOLSISTAS
Os bolsistas serão selecionados entre os acadêmicos dos diversos cursos da Unimontes, do campus-sede e dos campi de Janaúba, Januária, Pirapora e São Francisco. Ao longo de 12 meses, os acadêmicos realizarão o acompanhamento pedagógico dos trabalhos nos projetos de reforma agrária. O processo de seleção consiste, ainda, na aplicação de prova escrita, no dia 26 de abril, onde estarão sendo abordados temas afins do programa.
Na primeira quinzena de maio, os estudantes selecionados participam de um curso de capacitação em Montes Claros. As atividades nos assentamentos serão iniciadas na segunda quinzena de maio.