Logotipo O Norte
Terça-Feira,29 de Julho

Iniciação científica tem bolsas da Unimontes e CNPq

Jornal O Norte
Publicado em 26/06/2007 às 09:52.Atualizado em 15/11/2021 às 08:07.

Felipe Gabrilch


Colaboração para O Norte



Através da Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação, a Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros está oferecendo as cinco primeiras vagas para o PIBIC - Programa institucional de bolsas de iniciação cientifica, desenvolvido em parceria com o CNPq - Conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Estão habilitados a pleiteá-las os acadêmicos de qualquer curso regular de graduação. O prazo de inscrições termina no próximo dia 29 de junho, sexta-feira.



Esta é a primeira vez que a Unimontes é  contemplada com bolsas de iniciação científica do CNPq. O PIBIC/CNPq é considerado um dos principais programas do país para o incremento à formação de recursos humanos ainda no ambiente acadêmico, de forma a despertar a vocação científica e incentivar ainda mais a produção universitária, estimulando os próprios pesquisadores das instituições ao aproveitamento da participação dos estudantes - ainda na graduação - em seus projetos.



A vigência do PIBIC/CNPq é de 12 meses, entre 1º de agosto de 2007 a 31 de julho de 2008. O valor mensal de cada bolsa é de R$ 300,00. No decorrer do programa, os resultados obtidos pelos acadêmicos selecionados deverão ser apresentados nos dois eventos institucionais dedicados ao segmento: Fórum Geral de Pesquisa, Ensino e Extensão e o Simpósio de Iniciação Científica, entre outras atividades curriculares.



Para a gestão do PIBIC/CNPq, foi constituído comitê institucional, conforme ato assinado pelo reitor, Paulo César Almeida. O comitê será presidido pelo professor Hercílio Martelli Júnior – coordenador de pós-graduação – e integrado por representantes de cada um dos centros de ensino: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Humanas (CCH), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), além de representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.



O professor Hercílio Martelli Junior lembra que, além das bolsas de iniciação científica, a Unimontes tem sido constantemente contemplada com projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq. “Esperamos que, futuramente, em função dos bons produtos gerados pela nossa Universidade através dessa primeira cota de cinco bolsas esse número possa ser ampliado, possibilitando o atendimento de mais pesquisadores”, assinala.



Ele observa, ainda, que a Unimontes tem se destacado em outras iniciativas do gênero, cujos resultados serviram como base na análise e aprovação do financiamento junto ao CNPq para o PIBIC. Entre as ações desenvolvidas pela Unimontes estão: Programa institucional de iniciação científica voluntária (ICV), Programa de bolsas de iniciação científica da Unimontes (BIC-Uni), programa de bolsas institucionais científicas júnior (BIC-Júnior) e o programa de bolsas de iniciação científica (Probic) – este através de financiamento da Fundação de amparo à pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig).  Esses programas atendem, atualmente, 138 acadêmicos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por