Jerúsia Arruda
Repórter
onorte@onorte.net
Com o título Olhar de Arquiteto, igrejas católicas de Montes Claros são tema de exposição de fotografia, realizada pelos estudantes do 2o período do curso de Arquitetura e Urbanismo, das faculdades Santo Agostinho.
As fotos de 15 igrejas foram produzidas pelos alunos do curso, através da disciplina Estética e História da Arte, ministrada pela professora Viviane Marques e ficam expostas no período de 19 de junho a 25 de julho, na galeria do centro cultural Hermes de Paula.
Segundo a professora Viviane Marques, as igrejas católicas foram escolhidas como tema porque representam o maior mecenas da história da arte no mundo, o que traduz uma valorização da arte como patrimônio histórico.
- É importante que os estudos teóricos possam ser avaliados através da criação de artistas e arquitetos, e a forma de construção das igrejas favorece esse olhar. A escolha do ângulo através da câmera revela o aprendizado do aluno, que culmina com o exercício do fazer artístico, que é a fotografia, explica a professora.
ATIVIDADE LÚDICA
Além de uma atividade cultural e lúdica, que promove o intercâmbio de experiências, a fotografia sintetiza valores estéticos - beleza, equilíbrio, harmonia, revolta -, revelando os procedimentos utilizados na criação, e as emoções, os sentimentos e a cultura de uma época e de um povo.
O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar e a estética se apresenta sob variadas formas, permitindo que os apreciadores participem da obra.
Segundo Viviane, a exposição é uma oportunidade que os alunos têm para vivenciar a criação arquitetônica através da imagem, absorvendo de forma mais completa esses elementos estéticos.
- O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimento, da nossa disposição no momento, da imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar. O ensaio fotográfico apresentado nessa exposição foi desenvolvido através do olhar e da estética, de acordo com o nível de aprendizado em que se encontram os estudantes, e dá para perceber a diferença de olhar em cada trabalho, diz Viviane.
EXPOSIÇÃO
A exposição Olhar de Arquiteto fica aberta ao público de 9 horas às 19 horas, no período de 19 de junho a 25 de julho, na galeria do centro cultural Hermes de Paula. A entrada é de graça.