Educação

IFNMG abre inscrições para o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Da Redação*
Publicado em 19/10/2022 às 14:30.
 (Divulgação/IFNMG Montes Claros)

(Divulgação/IFNMG Montes Claros)

Estão abertas até o dia 22 de novembro de 2022 as inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Nesta edição, o ProfEPT está ofertando 1.006 vagas no curso de mestrado, que é gratuito e ministrado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

Pelo IFNMG, são 24 vagas, sendo 12 vagas para servidores do próprio Instituto e 12 vagas para o público em geral. Há ainda sistema de reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas pretas, pardas e indígenas tanto para servidores quanto para a ampla concorrência. O programa é ofertado na modalidade semipresencial, mas disciplinas obrigatórias que compõem o currículo do mestrado serão ofertadas na modalidade presencial, podendo ter carga horária de até 30% a distância. No caso do IFNMG, as aulas acontecem no IFNMG-Campus Montes Claros. Já as disciplinas eletivas serão ministradas a distância, possibilitando o trabalho em rede e a interação com discentes e docentes de diferentes instituições. 

Inscrições
As inscrições para o processo seletivo são realizadas pelo site profept.selecao.net.br. O mestrado é gratuito, mas para a seleção é cobrada uma taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais). É possível solicitar a isenção dessa taxa até o dia 24 de outubro, no ato da inscrição. Para isso, o candidato precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda.

Exame e seleção
Não é preciso apresentar projeto para concorrer a uma das vagas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A seleção é feita por meio do Exame Nacional de Acesso, que corresponde a uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha. 

A prova abrange conteúdos de base conceitual e histórica da educação profissional e tecnológica, bem como metodologias de pesquisa e teorias e práticas de ensino e aprendizagem, conforme referências indicadas no Edital nº 02/2022. As questões objetivas considerarão domínio de conteúdo e interpretação adequada de situações apresentadas, tendo, cada uma delas, quatro opções de resposta, das quais apenas uma será correta. 

A previsão é que a aplicação do Exame Nacional de Acesso seja no dia 12 de fevereiro de 2023, das 13h45 às 18h, no local selecionado pelo candidato no ato de inscrição. 

Para mais informações, acesse o Edital nº 02/2022 ou envie e-mail para profept.ifnmg@gmail.com. 

*Com informações do Portal IFNMG

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por