História de Jango é tema de mostra de cinema

Jornal O Norte
05/05/2006 às 11:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:34

Nesse mês maio, o Cinema Comentado incorpora as discussões históricas e políticas através de uma programação que discute mobilização e movimentos sociais.

O projeto, que completa três anos em agosto, abre neste sábado a mostra Cinema e Movimentos Sociais, com o filme Jango, documentário de Silvio Tendler.

Rodado em 1984, Jango retrata a carreira política de João Belchior Marques Goulart, presidente deposto pelos militares em 1o de abril de 1964. Na obra, Tendler procurou mostrar a política brasileira da década de 60, desde a candidatura de Jânio Quadros, passando pelo golpe militar, as manifestações da UNE e os exílios. O filme é narrado pelo ator José Wilker e conta com depoimentos de Magalhães Pinto, Aldo Arantes, Raul Ryff, Afonso Arinos e Francisco Julião.

JANGO

Segundo os historiadores, o documentário é favorável ao presidente desde o início. João Goulart é tratado como um mártir. Além disso, o filme é uma releitura do golpe. Jango foi produzido 20 anos depois de os militares assumirem o poder. Os historiadores dizem que se fosse realizado por algum cineasta atual, com certeza ele montaria o filme de outra forma. Destaca-se, ainda, a música cantada por Milton Nascimento, que dá emoção ao filme.

CINEASTA DOS SONHOS INTERROMPIDOS

Silvio Tendler costuma ser apontado como o cineasta dos vencidos, uma referência a Juscelino Kubitschek (tema do consagrado Os Anos JK) e João Goulart. Já o crítico Arnaldo Carrilho, define o diretor como o cineasta dos sonhos interrompidos. Tendler acumula uma bagagem intelectual que inclui licenciatura em História pela universidade de Paris, mestrado em Cinema e História pela École des Hautes-Études da Sorbonne e especialização em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais no Musée Guimet, da mesma universidade.

MOSTRA

A mostra Cinema e Movimentos Sociais exibirá ainda os filmes Quanto Vale ou é por Quilo, novo projeto do polêmico Sérgio Bianchi, no dia. 13/05; Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodansky, e o curta-metragem em Nome da Razão (dirigido por Helvécio Ratton), dia 20/05 e Uma Janela para a Lua, do italiano Alberto Simone, 27/05.

CINEMA COMENTADO

O projeto acontece na sala Geraldo Freire, ao lado da Câmara Municipal, todos os sábados, a partir das 18:00 horas. Após as sessões tem bate-papo coordenado pelo jornalista Elpídio Rocha. A entrada é gratuita.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por