O grupo de dança Compassos, da Unimontes, se apresenta neste sábado (24) e domingo (25), às 20 horas e 18 horas, respectivamente, no Centro Cultural Hermes de Paula, para o lançamento oficial do espetáculo Passiflora Incarnata. A apresentação reunirá 18 bailarinos, entre acadêmicos, professores e egressos da Universidade, além de pessoas da comunidade.
Passiflora Incarnata tem coreografia com base nas danças
moderna e contemporânea
A nova coreografia, com base nas danças moderna e contemporânea, começou a ser produzida em junho deste ano, com a pesquisa de música e estilos. Segundo a coordenadora do grupo, professora Elisângela Chaves, o tema do espetáculo é inspirado na flor do maracujá, considerada como um dos símbolos da paixão. Para a composição da coreografia foram realizados ensaios entre agosto e novembro, quatro vezes a cada semana.
Após o lançamento, Passiflora Incarnata será apresentado no campus universitário Professor Darcy Ribeiro e, posteriormente, será levado aos demais campi da Unimontes, no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
- É uma forma de divulgar os trabalhos produzidos na Universidade, uma vez que o nosso compromisso com o grupo está além das coreografias. Há uma pesquisa sobre a cultura regional, seja na música ou na dança, além de incentivar o trabalho coletivo com professores e acadêmicos de diferentes cursos - explica a professora Janice Guimarães Carvalho, coordenadora-assistente do grupo Compassos.
Janice embra que esse será o terceiro espetáculo do grupo. Em 2002, foi apresentada a rodução Encerrados e, em 2004, foi a vez do espetáculo Retratos. Atualmente, o grupo possui 20 integrantes, além de quatro professores na coordenação técnica. Na nova apresentação, a parte musical será de responsabilidade dos acadêmicos do curso de Artes e, durante o espetáculo, com duração de cerca de 50 minutos, haverá recitais de poesia. Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos junto à Unimix, no campus-sede da Unimontes, ou na sala 105 (1º andar /prédio 6).