Governo homenageia vencedores do prêmio Jovem Cientista

Jornal O Norte
Publicado em 04/11/2008 às 10:05.Atualizado em 15/11/2021 às 07:48.

Débora Santos


Colaboração para O NORTE



Os estudantes e educadores mineiros vencedores do Prêmio Jovem Cientista 2007 foram homenageados pelo governador Aécio Neves, nesta quarta-feira 29, em cerimônia no Palácio da Liberdade. Minas Gerais foi o Estado com maior número de trabalhos premiados nessa edição do prêmio, que é concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e considerado pela comunidade científica um dos mais importantes do gênero na América Latina. Quatro estudantes mineiros e uma escola estadual localizada em Montes Claros, no Norte de Minas, foram agraciados nas cinco categorias do prêmio.



- Hoje eu tenho a alegria de poder dizer que sou o mais orgulhoso de todos os governadores de Estado. Minas Gerais, mais uma vez, dá a demonstração clara da capacidade, do preparo e, sobretudo, da ousadia dos seus estudantes, em parceria com os seus orientadores e professores. Ter uma escola estadual de Montes Claros recebendo um prêmio tão expressivo como este é de emocionar a cada um de nós, o que mostra também que a dedicação das dirigentes, dos professores e dos alunos, faz efetivamente a diferença - afirmou Aécio Neves durante seu pronunciamento.



Aécio Neves ressaltou, durante o encontro com os estudantes e dirigentes de escola, a prioridade que o Governo do Estado tem dado à educação. Também participaram do evento o deputado estadual Arlen Santiago – PTB, os secretários de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal.



- É com muita alegria que nós estamos assistindo, passo a passo, Minas recuperando posições. Há pouco tempo estivemos aqui também premiando aqueles que venceram as Olimpíadas de Matemática, com Minas Gerais novamente à frente. Quero reiterar que da nossa parte continuará havendo o volume necessário de investimentos para que a educação cada vez mais avance em Minas Gerais com respeito aos educadores, mas também com instrumentos mais adequados para estimular os estudantes, através do vários programas que o Estado vem desenvolvendo - disse o governador.



A Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, de Montes Claros, recebeu R$ 30 mil por ter conquistado o prêmio na categoria Mérito Institucional – Ensino Médio. A escola funciona no bairro Maracanã, em Montes Claros e atende 1.814 alunos matriculados no ensino fundamental e médio e também no programa Educação de Jovens e Adultos. A escola é beneficiada pelo programa Acelerar para Vencer, do Governo de Minas. O objetivo é reduzir, até 2011, pelo menos 30% da taxa de distorção idade-série dos alunos das regiões mais pobres: Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. 



O Deputado Arlen Santiago, que acompanhou a diretora da escola - Sra. Mirian Peixoto de Freitas - à homenagem, demonstrou sua satisfação pelo reconhecimento à melhoria do ensino no Norte de Minas. “Temos feito grandes esforços junto ao Governo do Estado para trazer investimentos para nossa região na área da educação. Além de reformas de escolas, construções de quadras e outros benefícios, são prêmios como este, dado à Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, que vêm firmar o apoio que temos recebido e incentivar os educadores a não desistirem da difícil missão de educar”.



ESCOLA HOMENAGEADA



A Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, de Montes Claros, venceu o prêmio Jovem Cientista na categoria Mérito Institucional – Ensino Médio. Ela foi a escola que apresentou e obteve o maior número de trabalhos com mérito científico. Além do Jovem Cientista 2007, a escola e seus alunos já foram premiados com o 3º lugar no JEMG 2008 – modalidade futebol de salão feminino (2008); o 1º lugar do Prêmio Jovem Cientista 2004 (concedido ao aluno Magno Ivo Silva); o Prêmio Nacional Assis Chateaubriand 2003 (concedido ao aluno Jean Priesley Frederico) e Fundação Ayrton Senna (2000).



- Este prêmio é muito importante para nós, porque sinaliza o trabalho que a escola tem feito nos seus 49 anos de existência. Durante todo este tempo, toda a comunidade escolar esteve envolvida no trabalho de qualidade, buscando excelência na educação. Essa é a nossa procura, nosso desejo de que nosso aluno aprenda, se desenvolva, seja crítico, que seja um aluno antenado com as questões atuais, engajado na busca de uma sociedade melhor - disse a diretora da Escola Estadual Dr. Carlos Albuquerque, Mírian Peixoto de Freitas.



A 23ª edição do Prêmio Jovem Cientista teve como tema “Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais”. O segundo lugar ficou com São Paulo, que conquistou três prêmios. Os estados do Piauí, Maranhão, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro tiveram, cada um, um trabalho premiado. Foram 20 projetos de pesquisa, com 1.748 trabalhos de todo o país concorrendo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por