Gastronomia empreendedora

Curso da Funorte capacita futuros chefs de cozinha para investirem nos próprios negócios

Leo Queiroz
12/07/2019 às 12:11.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:31
 (LEO QUEIROZ)

(LEO QUEIROZ)

Além da elaboração de pratos e domínio das diversas cozinhas, o empreendedorismo é uma marca forte que vem sendo trabalhada desde o primeiro dia de aula no curso de Gastronomia da Funorte. Através do Projeto Multidisciplinar Integrado (PIM), os alunos são incitados a lançar um produto gastronômico novo, fazendo um estudo de viabilidade da idéia, e, por fim, o plano de negócio, transformando o que aprenderam em sala de aula em empreendimento.

Para o coordenador do curso de Gastronomia Funorte, Jonas Cotta Sacchetto, o PIM tem crescido a cada ano. “Os níveis são muito altos e as apresentações são grandes espetáculos, com trabalhos incríveis, que fornecem substratos para empreender”, disse.

“Ter segurança em investir em um negócio, seja com capital emprestado ou próprio, é necessário. Essa é uma segurança que queremos acionar nesses alunos, para que saiam do curso protagonistas da própria carreira e do próprio negócio”, completou.
 
VANGUARDA
Thais Quadros apresentou o Devir – Cozinha Atemporal, que surgiu de uma inspiração pessoal, onde houvesse um restaurante que suprisse a demanda voltada para uma experiência em que todos os sentidos fossem despertados através do alimento. “Trazemos uma perspectiva na cozinha de vanguarda também chamada de cozinha tecno-emocional ou sensorial, onde se preza o lúdico, levando para a mesa um prato autoral diferente de receitas em que o chef traz a sua história com algo novo, inusitado. A ideia é que quem comer tenha prazer e se sinta instigado mentalmente com boas memórias dessa experiência, querendo sempre mais”, disse.

“Idealizamos uma cafeteria especializada para o PIM. Através do curso, fomos incitadas a empreender através de uma analise completa de mercado e de público, fator muito importante para idealizar o projeto e cogitar a abertura de um negócio de sucesso”, contou Ana Luiza, acadêmica do 4° período de Gastronomia.

Foram dois dias de apresentações. Na última segunda-feira, alunos do 5º período de Gastronomia apresentaram a última etapa do PIM mostrando os projetos pautados e corrigidos, prontos para execução. Na terça-feira, alunos do 4° período apresentaram a primeira etapa destacando ideias empreendedoras e criando propostas que possam ser colocadas em prática fora da faculdade.

A banca de avaliação foi composta pelos professores Alexandre Sacchetto, Marcos Caldeira, Jonas Sacchetto e Marco Antonio Ramos Canela, que fizeram as devidas correções nos trabalhos, deram dicas e direcionamento aos negócios.
 
OBJETIVO
O curso da Gastronomia da Funorte tem como objetivo formar profissionais empreendedores, éticos, críticos, reflexivos e criativos, capacitados para atuar de forma qualificada na área gastronômica, sendo capazes de compreender, analisar e interpretar a importância atual dos fenômenos gastronômicos, conhecendo a sua evolução na vida cultural, social e econômica do país e as diversidades de desenvolvimento que possuem em nível local, regional e internacional.

O que se pretende, portanto, é que esses profissionais estejam atentos às necessidades do mercado de trabalho de alimentos e bebidas. O próximo vestibular será realizado hoje e amanhã, das 10h as 20h, com provas no campus Funorte Shopping, localizado no Montes Claros Shopping. Informações pelo site funorte.edu.br ou pelo WhatsApp (38) 98407-1291.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por