
A Associação Montes-clarense de Esportes (AME) lançou o projeto “Futsal na Escola”, que vai beneficiar gratuitamente 160 crianças e adolescentes de 12 a 14 anos em quatro escolas públicas de Montes Claros. A iniciativa, patrocinada pela Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, busca promover a inclusão social, o incentivo à prática esportiva e o fortalecimento da educação por meio do futsal.
As aulas serão realizadas nas escolas Levi Durães Peres, Felício Pereira de Araújo, João de Freitas Neto e Neide Melo Franco. Além dos treinos, os alunos participarão de festivais esportivos, amistosos e campeonatos ao longo do ano.
O presidente da AME, Geraldo Magela Durães (Gezinho), ressaltou que o projeto vai além do esporte. “O projeto desenvolve o futsal no âmbito escolar, mas, acima de tudo, trabalha valores nessas crianças. Nosso foco é a socialização e uma educação esportiva que vai além da quadra, abrangendo aspectos culturais e escolares. Queremos fazer um link entre o desempenho do aluno na escola e sua prática esportiva”, explicou.
Inicialmente voltado apenas para meninos, o projeto passou a incluir meninas e agora funciona de forma mista, promovendo igualdade de participação entre os estudantes.
Gezinho destacou também os desafios para a manutenção de iniciativas como essa. “Esses projetos dependem de patrocinadores. A Cemig é a nossa parceira atual, mas o grande desafio é conseguir novos apoiadores. Muitas empresas ainda desconhecem que podem destinar até 3% do valor do ICMS devido ao Estado para projetos esportivos. É uma forma de contribuir com a comunidade sem prejuízo financeiro”, pontuou.
Com duração de um ano, o “Futsal na Escola” promoverá festivais e atividades integradas entre as escolas participantes, com eventos programados para novembro, junho e outubro de 2026. Todos os alunos receberão medalhas de participação, e as escolas serão premiadas com troféus simbólicos, reforçando o esporte como ferramenta de inclusão e cidadania.
As inscrições para novos projetos patrocinados pela Cemig estão abertas até 13 de julho de 2026, com processos de seleção trimestrais e participação gratuita, conforme informou o superintendente regional da Cemig em Montes Claros, Fabiano Mendonça.
Mendonça reforçou que a Cemig busca ampliar seus investimentos sociais para beneficiar mais pessoas em Minas Gerais, com foco especial no Norte do estado. “Os editais anuais priorizam projetos que incentivam o esporte e promovem o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, concluiu.
