Paula Machado
Repórter
A Funorte promoverá o 1º curso de atualização em Endodontia com técnicas avançadas. Segundo a coordenadora de projetos da Funorte, Meire Fonseca Leite, o objetivo é atualizar o cirurgião-dentista enfatizando técnicas avançadas em Endodontia. As atividades serão teórico-demonstrativas e as atividades terão início no próximo dia 21.
Ela revela que endodontia é a especialidade da Odontologia responsável pelo estudo da estrutura interna do dente, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. O curso de atualização em Endodontia será uma pós-graduação para cirurgiões-dentistas.
- Deve ficar claro, que não estamos propondo uma mudança, ou atualização, em nenhum curso já existente, mas lançando um curso de pós-graduação (atualização em Endodontia - canal) – explica.
Meire ainda revela que o nome do curso será Atualização em Endodontia e será um novo curso proposto com o objetivo de complementar a formação do profissional, tendo como proposta atualizá-lo com relação às modernas técnicas utilizadas na Endodontia.
- O conhecimento de técnicas avançadas em Endodontia (tratamento de canal) proporciona ao cirurgião-dentista uma diferenciação no mercado de trabalho, com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento ao paciente com melhores resultados - explica.
O público-alvo, como Meire reforça, são os cirurgiões-dentistas e acadêmicos a partir do 6º período. O curso terá um valor total de mil reais, que poderá ser divido em quatro parcelas de R$ 250,00 – ressalta.
TEMAS
O curso terá a duração de quatro módulos, um por mês com carga horária de 24 horas aula, sendo seis horas aula por módulo.
O primeiro módulo consiste no tema odontologia eletrônica, abordando os tipos de aparelhos, indicações e contra-indicações, vantagens e desvantagens, composição dos aparelhos e técnica de uso dos localizadores apicais eletrônicos; já no segundo módulo com o tema preparo dos canais radiculares - instrumentação automatizada, será discutida a liga de aço inoxidável x Liga de Níquel-Titânio, evolução dos sistemas rotatórios de Níquel-Titânio, Motores elétricos e Contra-ângulos, sistema Protaper.
No terceiro módulo serão debatidos o sistema de canais radiculares com técnica Termomecânica, técnica da Onda Contínua de Condensação - (System B) e técnicas térmicas injetáveis. O quarto e último módulo fala do retratamento endodôntico e utilização do ultra-som na endodontia com indicações, remoção de coroas e núcleos, instrumentos fraturados e cones de prata com auxílio do ultra-som, remoção do material obturador com instrumentos rotatórios de níquel-titânio.
SERVIÇO
Para mais informações e inscrições, ligar no telefone: (38) 3223-2288 / Celular: 8405-9211), falar com Meire Fonseca Leite ou por e-mail: admamazonas@soebras.com.br.
