Paula Machado
Repórter
Além da promoção de eventos ligados à saúde e ao bem-estar da população, as faculdades Funorte desenvolvem projetos sociais. No dia 03 de novembro de 2008 foi promovido 2º Encontro de Famílias de Sentenciados do presídio Alvorada, cujo tema foi A importância da família no processo de ressocialização dos sentenciados que foi elaborado pela equipe de Serviço Social do local e o Núcleo de Extensão da Funorte – NEX, com a participação dos sentenciados e dos acadêmicos e professores dos cursos de Educação Física, Serviço Social e enfermagem da Funorte.
Detentas e familiares descontraem em atividades recreativas
(foto: DIVULGAÇÃO)
O objetivo do evento segundo o coordenador do NEX, Andrey Souza foi demonstrar o quanto à família é importante na recuperação dos detentos, desenvolvendo atividades como palestras preventivas, danças e recreação com os acadêmicos e professores do curso de Educação Física, aferição da pressão arterial com os acadêmicos de enfermagem e o suporte e organização das atividades pela equipe de Serviço Social da Funorte juntamente com o presídio, coordenada pela professora Virginia Flávio, professora do curso de Serviço Social da Funorte.
Participaram aproximadamente 80 pessoas entre detentos e familiares, onde todos tiveram a oportunidade de usufruir deste dia de interação e conscientização.
Para o professor do NEX Christian Ricardo, coordenador das atividades, é muito importante o surgimento de iniciativas como esta para dar suporte aos detentos e suas respectivas famílias.
- A alegria e sentimento de prazer ao participarem das atividades ficaram evidentes durante todo o evento. Eles estavam muito felizes – afirma Ricardo.
Segundo afirma, o site www.ambito-juridico.com.br, a idéia de reabilitação do sentenciado através de projetos sociais passa por um fortalecimento da cidadania, onde por um lado ganha o sentenciado, e por outro, a própria sociedade. Com esta oportunidade pode acreditar na redução da reincidência, e também os níveis de criminalidade. Esses projetos têm se mostrado eficientes na transformação desses detentos.
- Acho interessante realizar trabalhos como esse nos presídeos, tentar resgatar a humanidade dessas pessoas, para fazerem algo de bom na vida, tentar aprender com os erros e se tornarem pessoas melhores. Espero que projetos como esse continue sempre dando resultados – Maria Aparecida Santos, vendedora.
O coordenador Andrey Souza concorda com a afirmação do site e ainda completa explicando que estas atividades são de fundamental importância para os detentos e seus familiares, oportunizando um dia de conscientização e lazer aqueles que tanto precisam, por serem marginalizados pela sociedade.
- Projetos sociais como esse tem a função de possibilitar aos sentenciados um amplo conhecimento das práticas de Reintegração Social; Fortalecer a prática de trabalho por meio de projetos; proporcionar condições de recuperação através da inserção social e valorização da cidadania para a prevenção da reincidência, entre outras soluções – relata Andrey.
Ele ressalta ainda a importância da participação de diversos cursos, realizando um trabalho multidisciplinar, dando mais qualidade aos assistidos do evento.
