Paula Machado
Repórter
A Funorte promove no dia 28 a 31 de outubro a. 2° edição da Semana Comunitária de Biomedicina, onde os futuros biomédicos desenvolvem gratuitamente em vários locais da cidade práticas e atividades para auxiliar no bem estar da população, já treinando para aplicar as teorias aprendidas na prática.
A medição da glicose e os exames de sangue são algumas
das atividades que os estudantes promovem na semana
(foto: XU MEDEIROS)
De acordo com o bioquímico e professor da Funorte no JK, Fabrício Moreira Monteiro, esta semana tem a função de monitorar a saúde da população de Montes Claros e região, que muitas vezes pela correria do cotidiano, é deixa um pouco de lado.
Afirma ainda que os alunos realizam dentro do evento o monitoramento da glicose, aferem a pressão sanguínea das pessoas, além de distribuir panfletos abordando sobre as doenças que acometem a população.
- A idéia dessa Semana Comunitária de Biomedicina, é justamente para que os futuros biomédicos possam ter um contato direto com a população. É muito comum diagnosticar doenças como a leishmaniose, diabetes e hipertensão. Ensinamos também como cuidar dos alimentos, a importância de limpa-los bem para evitar contaminações – explica a estudante do 5º período de Biomedicina da Funorte, Ellen Aparecida Guimarães Bezerra.
Segundo o organizador do evento Fabrício Monteiro, o real objetivo desse evento é de aplicar os conhecimentos adquiridos em salas de aula na população como uma forma de assistência social.
- A finalidade do projeto de extensão da Funorte é oferecer ao acadêmico a oportunidade e o conhecimento de seu campo de atuação, ampliando dessa forma as chances de ingressar no mercado de trabalho – afirma ele.
A população aprova a idéia dos estudantes. - Acho muito importante a atitude que esses estudantes da Funorte estão tendo de levar ao povo um atendimento gratuito. Ajuda a população, que muitas vezes não tem uma condição de pagar por um atendimento particular e ajuda a eles também.
Porque exercitam o que aprendem na teoria – diz Joana Almeida, dona de casa.
Segundo Fabrício Monteiro, a Semana de Biomedicina Comunitária é um dos eventos promovidos pelo curso de Biomedicina da Funorte que ocorre todos os anos. Idealizada pela coordenação do curso e de uma comissão organizadora composta pelos professores Fabrício Monteiro e Huagner Cardoso da Silva e dos acadêmicos: Ellen A.G. Bezerra, Daniell dos S. Oliveira, Maximino A. Bezerra Jr, Thiago Rodrigues Lima e Márcio José Duarte.
ATUAÇÕES
Para Fabrício, o Biomédico é o profissional da área da saúde responsável pelo diagnóstico laboratorial, é ele que auxilia o médico com o diagnóstico das mais diversas enfermidades que acometem a população.
É responsável pela parte dos exames laboratoriais, desde os mais simples como: análises clínicas, microbiológicas e citológicas até os mais avançados como: Biologia molecular, Diagnóstico por imagem, dentre outros.
- O Biomédico possui hoje mais de 20 habilitações, entre esse leque enorme de possibilidades, podemos destacar as análises clínicas, banco de sangue, análises bromatológicas, microbiológicas e toxicológicas, reprodução assistida, diagnóstico por imagem, entre outros – explica o bioquímico Fabrício Moreira.
PROGRAMAÇÃO
30/10 – Mercado Municipal
Horário: 08h às 12h.
Procedimentos realizados: aferição de pressão, dosagem de glicose, tempo de sangramento, fragilidade capilar, tipagem sanguínea e distribuição de panfletos educativos.
Períodos responsáveis pelas atividades: 8º e 4º de Biomedicina
31/10 – Mercado Municipal
Horário: 08h às 12h.
Procedimentos realizados: aferição de pressão, dosagem de glicose, tempo de sangramento, fragilidade capilar, tipagem sanguínea e distribuição de panfletos educativos.
Períodos responsáveis pelas atividades: 6º e 2º de Biomedicina