Fabíola Cangussu
Repórter
Há um mês a Funorte disponibiliza a internet para todos os estudantes e professores da instituição, através do sistema wireless, uma tecnologia capaz de unir terminais eletrônicos, geralmente computadores, entre si devido às ondas de rádio ou infravermelho, sem necessidade de utilizar cabos de conexão entre eles.
Marcio Alan Custódio, coordenador de tecnologia e informação, diz que o objetivo da implantação a rede de comunicações via wireless é fazer com que acadêmicos e professores acessem a internet de qualquer lugar do campus, inclusive dentro das salas de aulas.
Márcio reconfigura o lap top de Péricles para continuar
tendo acesso à internet no campus
(foto: FABIOLA CANGUSSU)
- Esse sistema ajuda a desafogar os laboratórios e biblioteca e permite levar a pesquisa para dentro da sala de aula. Lembrando que apenas sites com fins didáticos são liberados para funcionarem no campus, sites de relacionamentos como o orkut são bloqueados para que os acadêmicos não percam o foco nos estudos – afirma Márcio.
Segundo o especialista, no primeiro mês de funcionamento do sistema wirelles, 132 lap top foram cadastrados e a tendência é que esse número cresça ainda mais, levando em conta a divulgação do sistema, o incentivo do governo federal para a produção digital, somado a queda do dólar.
- A cada dia os preços de lap top ficam mais populares, e as formas de pagamentos os estão tornando mais acessíveis aos estudantes. Assim, em breve iremos dobrar o numero de usuários do sistema no campus – ressalta Márcio.
Péricles Kennedy Rocha, do segundo período de Informática, frisa que o sistema veio agilizar seus estudos, pois consegue fazer pesquisa sem sair da sala de aula, e não precisa mais disputar vaga no laboratório de informática. O que, segundo ele, significa um alivio também para os que não têm note book.
- Com esse sistema todos são beneficiados. Minhas pesquisas são repassadas para meus colegas na sala de aula mesmo. E como não vou ao laboratório de informática, significa que outros estudantes poderão ter acesso a este espaço com maior tranqüilidade. Outro ponto positivo, e a disponibilidade de pessoas como o Márcio. Tive que formatar o meu lap top, e, sem nenhuma burocracia, Márcio reconfigurou a rede para mim – analisa Péricles.
