Willian Cavalcanti
Repórter
Aconteceu, nos dias 11, 12 e 13 de junho, no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, o 1º fórum Funorte de Farmácia. O evento foi uma realização dos alunos e coordenação do curso de Farmácia da Funorte e contou com palestras e mini-cursos.
Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Cléia Prado, “um dos grandes desafios das Instituições de Ensino Superior é estabelecer estratégias de aprendizagem em situações diversificadas e em ambientes diversos. Garantindo que o processo ensino-aprendizagem seja dinâmico, criativo e atraente e essa é a proposta desenvolvida pelo curso de Farmácia.”
Na palestra de abertura, Renato Melo, membro da comissão de Saúde Pública do conselho federal de Farmácia (CFF) falou sobre o “NASF e a atuação do farmacêutico na atenção básica do sistema de saúde”.
Melo explicou as funções do farmacêutico no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
- O farmacêutico do NASF desenvolve ações de assistência farmacêutica junto a pacientes hipertensos, diabéticos ou com doentes que necessitam acompanhamento constante.
ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO
Apesar do que muitos pensam, a atuação do farmacêutico vai muito além da simples venda de remédio. São também suas funções: acompanhar e avaliar a utilização de medicamentos pela população; educar a população e informar aos profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) sobre o uso racional de medicamento; gerenciar o setor de medicamentos; planejar, coordenar e executar as atividades de assistência farmacêutica no âmbito de saúde pública e treinar os recursos humanos envolvidos na assistência farmacêutica.
Segundo Renato Melo, a população carece de informação sobre medicamento e destaca os desafios na profissão.
- Inserir o farmacêutico nos NASF; organizar os serviços da assistência farmacêutica; promover o uso racional do medicamento e implantar a atenção farmacêutica - enumera.
A acadêmica do 5º período de Farmácia, Janaína Bicalho, comenta a oportunidade de ter contato com profissionais conceituados da área farmacêutica.
- A experiência do palestrante traz pra gente uma segurança maior quanto a profissão, esclarecimento quanto ao conselho federal de Farmácia e sobre o NASF. Ele trouxe informações importantes sobre o NASF, que é uma nova área de atuação. Dessa forma, vem mostrar que o profissional farmacêutico tem cada vez mais opções de trabalho.