Logotipo O Norte
Domingo,20 de Julho

Formatura do Normal Superior, primeira turma do Isejan/Soebras

Jornal O Norte
Publicado em 21/12/2006 às 08:36.Atualizado em 15/11/2021 às 08:46.

Oliveira Júnior


Correspondente



JANAÚBA – O professor deve se colocar a alma no trabalho. Ele tem que dar continuidade ao ensinamento. Essa colocação foi feita pela professora Tânia Maria Silva e Silva, Coordenadora de Curso do Isejan – Instituto Superior de Educação de Janaúba – durante a formatura da primeira turma do curso Normal Superior e também primeira formatura do Isejan/Soebras.



null


Formandos do Normal Superior primeira turma do Isejan Soebras



A solenidade de formatura foi na noite de terça-feira, 19, na quadra poliesportiva do Isejan, nesta cidade. A colação de grau envolveu 32 acadêmicos do Normal Superior Ensino Infantil Inicial. Tânia Maria destacou que a dedicação ao trabalho é fundamental para atingir os objetos e as estratégias. Segundo ela, desta forma o educador evitará a predominância do ócio.



Filha de professora, a coordenadora clamou aos formandos para estarem imbuídos na construção dos sonhos, que é o ponto inicial de uma conquista. – O estabelecimento de metas é a arrancar para se galgar patamares – citou.



Professores são os construtores de seres humanos



O presidente de honra da Soebras – Associação Educativa do Brasil – professor Ruy Adriano Borges Muniz, foi o padrinho da formatura do curso Normal Superior, primeira turma do Isejan/Soebras. Em pronunciamento, Ruy Muniz conclamou por estímulo à leitura. Numa referência ao escritor Monteiro Lobato, o presidente da Soebras declarou que um país se faz com homens e livros.



Diante dos formandos, a quem classificou de construtores de seres humanos, Ruy Muniz solicitou por mais estímulos às crianças. Segundo ele, os garotos têm que ser conscientizados de que são capazes. – Devemos estimular as pessoas a lê. O grande sucesso da vida é o pensamento – disse o padrinho dos formandos.



INVESTIMENTOS



Ruy Muniz fez um pedido aos afilhados (formandos), que dêem continuidade no aperfeiçoamento do conhecimento, ou seja, busquem a especialização, caso de pós-graduação, mestrado e doutorado. – Aqui no Vale do Gorutuba (Janaúba e Nova Porteirinha) têm pessoas importantes e o que lhes faltam é o incentivo a dar continuidade aos estudos – justificou.



 



null


Ruy Muniz entrega a outorga



O professor Ruy Muniz citou ainda que a Soebras é hoje o terceiro maior grupo educacional em Minas. Em 2007 serão cerca de 25 mil alunos matriculados na associação, principalmente com a recente aquisição da marca Promove (Colégios e Faculdades). A expectativa é de que a rede Soebras/Promove atenda a mil escolas em Minas e em outros estados.



Ruy disse ainda que a Soebras implantou a Universidade da Melhor Idade em que são concedidos descontos especiais para os alunos acima de 40 anos. Em cada faixa etária há um desconto diferenciado. Quanto maior for a idade, maior será o desconto. De acordo com o presidente de honra, o ideal é que se estabeleça que não existe idade para estudar. (OJ)



 



Relação dos formandos da 1ª turma Isejan/SOEBRAS



Nos três anos de convivência, os 32 formandos em Normal Superior se envolveram em séries de atividades, seminários e na assimilação do conhecimento. A maioria dos novos profissionais em Normal Superior é do Vale do Gorutuba, que compreende os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha.



Quase que a totalidade dos formandos atuam na área de educação e a conclusão do Ensino Superior é a forma da qualificação profissional.


A relação dos formandos do curso Normal Superior da 1ª turma do Isejan/Soebras é a seguinte:



Adeilza Pereira Santos,


Carla Gianini Silva Oliveira,


Cláudia Rejane dos Santos,


Edna Silva Soares,


Elaine Silva Soares,


Eldinir Silva de Oliveira,


Euliane Oliveira Mendes,


Francyne Santos,


Gislaine Silva de Souza,


Josilene Rosa Soares,


Lucivânia Soares da Silva,


Márcia Lopes Silveira Brito,


Mariza Soares de Jesus,


Maria Aparecida Silveira Soares,


Maria Cleuza de Jesus,


Maria Custódia dos Santos Cardoso,


Maria da Sunção Borges,


Maria do Carmo Mendes Gusmão,


Maria Girlene Pereira Alves,


Maria Josefina Neves Gomes,


Maria Juscilene de Lima Santos,


Maria Lécia Mendes Nogueira,


Marlúcia Teixeira Lima Silva,


Neidilene Soares de Abreu,


Nelma Socorro dos Santos Dias,


Nilma Francisca Damasceno,


Rita de Cássia Pereira Caíres Daniel,


Selma Martins de Souza,


Solange Maria Rodrigues Santos,


Valdecina Batista de Oliveira,


Valter Tardan Santos e


Vilma Francisca de Oliveira Anjos.



 



Curso prepara o profissional para atuar com responsabilidade



O diretor administrativo do Isejan, José Ermelino Damasceno, afirmou na formatura que a implantação dos cursos superior pelo instituto nesta cidade foi difícil. – Entendo que os processos são permeados por dificuldades. Mas, conseguimos superá-las. E aqui um dos resultados – comentou o diretor.



Ao dirigir-se aos formandos, José Ermelino disse que a conclusão da graduação é o início de um horizonte maior que já se conquistou. Quanto ao curso, o diretor foi categórico ao explicar que o ensino proporciona às pessoas a atuarem com responsabilidade, presteza e profissionalismo.



O prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito, enalteceu a importância do Isejan/Soebras no contexto do avanço educacional de Janaúba e região. O prefeito citou que a formatura envolve pessoas importantes. – A educação é importante para o crescimento de uma empresa e o para o desenvolvimento de município – declarou Ivonei.



O professor Márcio Viana, diretor do Colégio Sejan (onde funciona o Isejan), também manifestou favoravelmente ao impulso da Soebras em implantar o Isejan. – Não existem obstáculos para aqueles que lutam e não entregam o boletim da derrota – comentou Viana.


Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por