Acadêmicos e professores do curso de Nutrição da Soebras se reúnem na Praça da Matriz de Montes Claros para comemorar o Dia do Nutricionista. Mais de 300 pessoas participaram das atividades
Jerúsia arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
No Brasil, o dia 31 de agosto é dedicado aos nutricionistas. Para comemorar a data, acadêmicos e professores do curso de Nutrição da Soebras promoveram, no último domingo, 02 de setembro, a Feira da Saúde, onde foram realizadas diversas atividades.
A Feira da Saúde aconteceu na manhã de domingo, na Praça da Matriz, com participação de professores e dezenas de acadêmicos do curso e, segundo a coordenadora Ana Cristina Monteiro Prates, além da responsabilidade de orientar à população sobre a alimentação suadável, conduta dietoterápica e qualidade de vida, a atividade é um importante momento na formação profissional do acadêmico.
Cerca de 300 pessoas foram atendidas por acadêmicos e professores do curso de Nutrição da Soebras, durante a Feira de Saúde (fotos: Suely Alves Amarante)
- As atividades de extensão são os primeiros passos, os primeiros momentos de contato do acadêmico com a prática da profissão, e é importante sua participação para que possa compreender o papel que deve exercer junto à comunidade e de como pode contribuir para a promoção de uma melhor qualidade de vida – ressalta a professora.
O curso de Nutrição da Soebras é o único da região reconhecido com o conceito máximo do Mec. Com cerca de 300 alunos matriculados, forma a primeira turma no final deste semestre.
Ana Cristina diz que o objetivo da Feira de Saúde foi estabelecer um vínculo com a população a fim de mostrar algumas atividades inerentes à profissão do nutricionista, reafirmando seu papel no mercado de trabalho e sua responsabilidade com a saúde da população.
- Além da preocupação em promover o conhecimento teórico, também assumimos o compromisso de formar cidadãos comprometidos com a sua comunidade. Para isso, realizamos atividades que possam colocar os acadêmicos em contato direto com a população, buscando, não só aliar o conhecimento às ações, mas, principalmente, conhecer a realidade do mercado de trabalho para o qual estão se preparando e, também, entender o papel social que assumem ao freqüentarem uma academia – completa Ana Cristina.
Além de orientar a comunidade, a feira também teve o propósito
de comemorar o Dia do Nutricionista – 31 de agosto
Durante a Feira de Saúde, foram atendidas uma média de 300 pessoas de todas as idades, e realizados procedimentos como aferição de pressão arterial, medidas antropométricas, tais como IMC - Índice de Massa Corporal e RCQ – Relação Cintura / Quadril; orientações quanto à alimentação saudável, entre outras ações, com o devido acompanhamento de nutricionistas, professores do curso.
A acadêmica do 6º período, Maísa Antunes, diz ter sido de grande importância a participação na feira.
- A adoção de hábitos alimentares saudáveis é o melhor remédio para a prevenção de doenças e obtenção de uma boa qualidade de vida e, durante a feira, as pessoas que compareceram, receberam orientações que esclareceram muitas dúvidas em relação a antigos hábitos e como pode adequá-los para que vivam melhor. É muito importante para o acadêmico vivenciar esse tipo de experiência ainda na academia – conclui a estudante.
