Educação

Feira de Ciências de volta ao calendário

Suspenso por dois anos devido à pandemia, evento promove intercâmbio entre estudantes

Larissa Durães
Publicado em 19/09/2022 às 23:03.
Estudantes de Engenho Navarro apresentou um herbário de nativas em 2019 (AMANDA LELIS (UFMG))

Estudantes de Engenho Navarro apresentou um herbário de nativas em 2019 (AMANDA LELIS (UFMG))

Estão abertas até o dia 30 deste mês as inscrições para a “IX Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais”, que ficou fora do calendário nos últimos dois anos devido à pandemia. 

Por intermédio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza o evento com o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos técnicos-científicos e produções culturais de diferentes instituições educacionais de todas as regiões.  O coordenador geral da feira, Charles Martins Avelar, avalia o hiato de dois anos sem o evento.

“Queremos mostrar trabalhos via feira, na forma de mostra, na forma de algo investigativo, na forma de uma entrevista, na forma, por exemplo, de um protótipo, alguma coisa lúdica, que ela seja dinâmica e necessariamente que ela, seja interativa”, explica o professor.

A Feira de Ciências vai apresentar até 20 trabalhos técnico-científicos selecionados, sendo cinco para cada período: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Médio-Técnico e Ensino Superior.  

Podem inscrever trabalhos na Feira de Ciências, estudantes e professores das escolas da Educação Básica, Técnica e Superior do Norte de Minas Gerais.  

As apresentações serão nos dias 5,6 e 7 de outubro. A feira estará aberta a participação e visitação de alunos e professores das instituições de ensino e outros interessados. Escolas visitantes poderão agendar visita.

“A expectativa da comissão é a melhor possível”, afirma o professor que explica que estão com professores excelentes na comissão, e que possuem uma revista agrária que é a revista de publicação do Instituto e os trabalhos que forem expostos na feira irão fazer os anais desses trabalhos. “Ou seja, serão publicados neste caderno”. Charles informa também, que o público da última edição, que aconteceu em 2019, foi de 2000 mil pessoas. “Este ano a gente aguarda o mesmo público ou mais”, diz animado. 

Em comemoração aos 95 anos da UFMG

Integrando as atividades da 19ª Semana de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a IX edição da Feira de Ciências assume um caráter especial: faz parte da comemoração dos 95 anos da UFMG e do bicentenário da Independência do Brasil.  

“Por isto, a temática deste ano é ‘UFMG, 95: Brasil 200: Interseções’. “Significa ressaltar as múltiplas conexões entre os projetos do país e de uma universidade pública, de qualidade e relevância como a UFMG”, ressalta o coordenador geral do evento, Charles Martins Avelar.

“Na Semana do Conhecimento, trabalharemos com temas relacionados com tecnologia, inteligência artificial, as partes de computação e cultural que abrangem as áreas, cientificas, sejam em nível de ciências exatas, sociais ou da saúde, mas que abarque todas essas grandes áreas para trabalhar. E o que se trabalha nessa semana são as partes de ensino, pesquisa e extensão. E aí entra a nossa Feira de Ciência que é convidada a participar, abarcar nessa semana no campus de Montes Claros”, informa Charles Avelar. 

Em relação aos trabalhos e sua importância o professor destaca que em especial, na última edição de 2019, teve trabalho com nível de excelência.  

“Para este ano, aguardamos o mesmo nível”, ressalta. (LD)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por