Fapemig financia projetos da Unimontes

Jornal O Norte
Publicado em 14/12/2007 às 11:40.Atualizado em 15/11/2021 às 08:26.

Três projetos elaborados por professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram aprovados no âmbito do programa de “Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), aos quais serão destinados recursos da ordem de R$ 94.289,00. O resultado do edital foi divulgado pela Fapemig na última segunda-feira (10/12).



Os projetos da Unimontes são os seguintes: “Peixes, Pessoas e Água: Alfabetização de Jovens e Adultos entre os Pescadores Artesanais de Pirapora e Buritizeiro, Norte de Minas Gerais”, da professora Ana Paula Glinsfskoi Thé, do departamento de Geociências, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH); “Educação Preventiva Continuada contra DST/Aids e Gravidez em Adolescentes e Jovens nas Escolas Públicas de Montes Claros”, do professor Antônio Prates Caldeira, do departamento de Saúde da Mulher e da Criança, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e “Laboratório de Tecnologias Sociais e Metodologias de Redes”, da professora Luci Helena Silva Martins, do departamento de Política e Ciências Sociais, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).



Ao assinalar que, “graças ao descortino e decisivo apoio do governador Aécio Neves, assegurando à Fapemig os recursos orçamentários e financeiros necessários ao seu pleno funcionamento, a comunidade científica e a própria população mineira têm comemorado avanços expressivos na área da Ciência e Tecnologia”, o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, que também é membro do Conselho Curador daquela instituição, afirmou que, “sob todos os aspectos, é inovador e extremamente relevante o programa de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa implementado pela Fapemig, além de permitir que as instituições de pesquisa estejam cada vez mais sintonizadas com os anseios e as demandas do cidadão”.



Ainda de acordo com o reitor, “não bastaria à Fapemig ter assegurado os recursos, se não contasse com uma diretoria executiva séria, dinâmica e competente, sintonizada com os novos tempos vividos no Estado, daí considerarmos imprescindível enaltecer as ações ali desencadeadas, a partir das diretrizes estabelecidas pelo governador Aécio Neves e sob a liderança firme e inteligente do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal”. Para o professor Paulo César de Almeida, “o apoio da Fapemig é fundamental para que a Unimontes possa continuar desenvolvendo uma extensão cidadã, que nos últimos quatro anos atendeu mais de 450 mil pessoas nas regiões Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri”.



Por sua vez, o diretor científico da Fapemig, professor Mário Neto Borges, explica que esse é o primeiro edital específico no País, de uma agência de fomento estadual, que atende projetos de extensão universitária. “O programa foi viabilizado a partir da evolução das ações extensionistas no ambiente acadêmico e a consolidação de suas metodologias de trabalho”, complementa. A Fapemig recebeu um total de 274 propostas para este programa. Foram aprovados 55 projetos representando recursos da ordem de R$ 2.132.117,00.



Na avaliação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimontes, professora Sílvia Nietsche, o diferencial do programa está em seu caráter multidisciplinar, pois integra a área da investigação científica com a extensão comunitária, contribuindo com as ações da Universidade em busca da transformação social nas regiões onde atua. Opinião compartilhada pela pró-reitora de Extensão, professora Maria Ribeiro Queiróz, ao destacar que, atualmente, a Unimontes desenvolve mais de 90 projetos extensionistas, sendo 74 deles (cerca de 82%) na área da extensão comunitária.



Fonte: Ascom Unimontes

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por