- Essa conquista confirma os avanços na produção científica da universidade estadual de Montes Claros, nas mais diversas áreas do conhecimento, evidenciando, também, o comprometimento e a motivação dos professores. A afirmação foi feita pela pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Sílvia Nietsche, ao informar que dez propostas apresentadas pela Unimontes foram aprovadas pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, no âmbito do Programa Primeiros Projetos (PPP). Os investimentos são da ordem de R$ 200 mil.
A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Sílvia Nietsche, considera altamente positivo o resultado da participação da Unimontes no Programa Primeiros Projetos
Para a professora Silvia Nietsche o resultado foi altamente expressivo, tendo em vista que, ao todo, foram apresentadas 21 propostas da Unimontes, das quais, praticamente a metade foi aprovada.
- Serão desenvolvidas pesquisas voltadas para a melhoria das tecnologias na atividade rural e nas condições de vida das pessoas da região - observa a pró-reitora.
As propostas aprovadas foram as seguintes: Departamento de Ciências Agrárias – vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) –: Controle integrado de ceratites capitata utilizando o parasitóide de larva-lupa Diachamasmimorpha longicaudata e o inseticida botânico Din (coordenada pela professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato); Desempenho produtivo e características de carcaças de novilhos alimentados com níveis crescentes de resíduo da agroindústria do tomate, em substituição à silagem do sorgo (professor Dorismar David Alves); Eficiência energética em atividades mecanizadas no semi-árido (professor Luiz Henrique da Silva); Avaliação de parâmetros de qualidade envolvidos na produção de frutas tropicais desidratadas (professor Milton Nobel Cano Chauca); Efeito da utilização de micro minerais orgânicos na dieta sobre a produção e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais; Avaliação de ácidos fenólicos em gramíneas do gênero Cynodon e seus efeitos sobre degradabilidade e produção de gás nas condições do norte mineiro (professor Sidnei Tavares dos Reis); Comportamento do abacaxizeiro sob diferentes lâminas de irrigação por gotejamento, no Norte de Minas (professor Victor Martins Maia); Desenvolvimento de Tecnologia para cultivo consorciado de hortaliças visando a agricultura familiar (professor Wagner Ferreira da Mota).
E mais: Departamento de Biologia Geral – vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) -: Desenvolvimento e validação de um modelo amostra para cupins utilizando o caminhamento de Levy (professor Ronaldo Reis Júnior); Departamento da Saúde da Mulher e da Criança, também vinculado ao CCBS: Avaliação da aplicabilidade de um teste rápido, não invasivo (Kalasar Detectr) no diagnóstico da Leishmmaniose visceral. Comprado com os testes de Elisa e Rifi (professor Sílvio Fernando Guimarães de Carvalho).
PESQUISA DE QUALIDADE
Oito das dez propostas aprovadas pela Fapemig referem-se a projetos de autoria de professores do curso de Agronomia oferecido no Campus de Janaúba. Segundo o diretor do CCET, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, a aprovação das propostas dos jovens doutores evidencia a qualidade do ensino na graduação e a constante preocupação dos professores-pesquisadores com a melhoria das técnicas utilizadas em atividades agropecuárias do Norte de Minas, visando, em conseqüência, a geração de mais empregos e o aumento da produtividade.
- A Fapemig sai na frente das demais agências de fomento em relação à liberação de um Edital específico para essa categoria de pesquisadores, uma vez que a concorrência entre o jovem doutor e pesquisadores com mais experiência é desigual – diz o professor Marlon Pereira. (Ascom Unimontes).