Suely Alves Amarante
Ascom/Soebras
A Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo – Facic – instituição da Rede Soebras, completou 40 anos de serviços prestados à educação de Curvelo e região. O evento aconteceu no ultimo dia 26 de abril de 2008. Durante esses 40 anos, a Facic formou professores nas áreas de Biologia, Matemática, Letras (Português e Inglês), História e Geografia.
Os 40 anos de existência foram marcados por muita luta por todos os que dela fizeram e ainda fazem parte. Mantida pela Fundação Educacional de Curvelo, a Facic passou a existir em 68 como uma extensão da Universidade Católica de Minas Gerais que durou até 1985. A partir daí novas dificuldades foram enfrentadas e vencidas. Em 1989, obteve a aprovação da plenificação dos seus cursos. A cada vitória um novo desafio sempre surgia: a construção de uma sede própria uniu forças e se tornou uma realidade no ano de 2002. Novas conquistas, mas também novos problemas tiveram de ser enfrentados, dificuldades em conseguir novos cursos, dificuldades financeiras e, ao mesmo tempo, necessidades de melhoria de qualidade dos cursos existentes, de aparelhagem e acervo da biblioteca. Foi dentro desse contexto que foi firmada uma parceria entre a Fundação Educacional de Curvelo com a Sociedade Educativa do Brasil – Soebras no ano de 2006, sendo, portanto, a Facic dirigida sob a responsabilidade dessa Sociedade. Tal parceria vei
o trazer novas esperanças de vida para a Facic.
FACIC/SOEBRAS
A Facic após fazer parte da Soebras ampliou a sua área de atuação. Possui em suas instalações, já no segundo ano de existência, o Colégio Indyu-Curvelo, que atende alunos de 5ª. série ao 3º ano. Também tem cursos técnicos em Meio Ambiente, Farmácia e Radiologia, todos reconhecidos e com registro em seus conselhos estaduais. Estão viabilizando projetos para abertura de novos cursos na área de saúde para o segundo semestre de 2008, notadamente o Superior de Enfermagem, já aprovado, aguardando portaria do MEC para a realização do processo seletivo.
CONTRIBUIÇÃO
A Facic contribuiu e continua contribuindo para que Curvelo se torne, cada vez mais, um pólo regional de educação, pois a sua área de extensão atinge cidades vizinhas como Inimutaba, Augusto de Lima, Corinto, Felixlândia, Várzea da Palma, Três Marias, Joaquim Felício, Santo Hipólito, Lassance, Gouveia, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Pirapora, Buenópolis, Paraopeba e Monjolos .
E para brindar essa vitória, foram realizadas várias atividades durante o sábado – 26 de abril, durante a manhã, aconteceu o Passeio Ciclistico com a participação da polícia militar; CB; Unimed; Copasa além de várias empresas que apoiaram o evento, o passeio mobilizou boa parte da comunidade acadêmica, percorreu bairros e o centro da cidade e contou com shows e sorteios de brindes, logo após teve um jogo no estádio Maria Amália entre Funorte Esporte Clube e Esporte Clube Maria Amália, com vitória de 3 x 0 para o time da Funorte. Segundo a Aluna Jane Cristina da Silva – (1º ano de Técnico em Meio Ambiente) “ É o meu primeiro ano na Facic, estou encantada com o trabalho realizado pela Direção da Instituição, está de parabéns por mais essa iniciativa que motiva o esporte e a cultura da cidade.” A Facic foi brindada também pelos seus professores e funcionários, que realizaram uma confraternização durante a tarde de sábado.
Segundo o Diretor da Facic, Dimas Fernando Moura, a instituição destaca-se atualmente nos projetos sociais, grande importância é dada à inclusão digital, gratuita, para toda a população. - A Facic deverá ainda, para o ano de 2008, implantar para a população carente, da região do Bairro Jóquei Clube, onde está inserida, o projeto Facic-Júnior, onde 40 alunos terão assistência social e de acompanhamento escolar - ressalta.
- O sentido das comemorações dos 40 anos é motivo de contentamento, de reconhecimento de tudo o que a Facic tem contribuído para a Educação na formação de professores de Curvelo e região. Uma saudação de aniversário tem sempre uma perspectiva futura - conclui o Professor Geraldo Rodrigues Álvares.
