Professores e especialistas em educação básica que se inscreveram para concorrer ao cargo de diretor escolar podem fazer o exame de certificação a partir do próximo domingo. Em Montes Claros as provas acontecem nas escolas Polivalente, Normal e D. João Antônio Pimenta.
A partir do próximo domingo, 11 de março, os professores e especialistas que se inscreveram para exercer o cargo de diretor de escola estadual podem fazer o Exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar.
Podem participar do exame professores e especialistas
em educação básica
O objetivo do exame é credenciar os profissionais que ocupam um dos cargos do plano de carreiras, e que seja detentor de função pública estável ou designada, para exercer o cargo de diretor de escola estadual.
PROVAS
Em Montes Claros a aplicação da prova acontece no próximo domingo, das 9h às 13h, nas escolas estaduais Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), Professor Alcides de Carvalho (Polivalente) e D. João Antônio Pimenta.
O processo constará de prova com 40 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta. As questões versarão sobre conteúdos e bibliografia conforme o Guia de Estudos específico, organizado pela secretaria de Estado de Educação e já disponibilizado no www.educacao.mg.gov.br. A prova terá a duração máxima de quatro horas, incluindo o preenchimento da Folha de Respostas.
O candidato deverá apresentar no local de prova, além da cédula de identidade, o Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI, que conterá as informações relativas ao nome, horário e salas para o exame.
Caso não tenha conseguido imprimir o CDI, o candidato deverá entrar em contato com a Funarbe – Fundação Arthur Bernardes, da Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa, instituição responsável pela aplicação da prova, até mo máximo sábado, dia 10 de março, através do telefone (31) 3899-2600.
Se ainda assim não conseguir, o candidato deverá apresentar o comprovante provisório de inscrição. Aquele que não portar um dos comprovantes, não poderá fazer a prova.
CERTIFICAÇÃO
A Certificação será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior ao ponto de corte definido após análise estatística dos resultados. A listagem dos candidatos que obtiverem a Certificação será divulgada no jornal Minas Gerais, órgão oficial do Governo, e disponibilizada no www.educacao.mg.gov.br.
A Certificação credencia o candidato para participar do processo de indicação de Diretor de Escola, mas não assegura o direito à atuação no cargo pretendido.
O Exame terá validade de cinco anos a contar da data da publicação do resultado final. A indicação será em abril.
Outras informações podem ser obtidas na SRE - Montes Claros, pelos telefones (38) 3212-2191/2806/2990.