Leo Queiroz
Especial para O NORTE
Ainda estão abertas as inscrições para o Ação Soebras 2008. Os interessados têm até o dia 10 de janeiro para se inscreverem. Desde a implantação, em agosto de 2005, o processo seletivo tem alcançado seu objetivo de ampliar o ingresso ao ensino superior de estudantes carentes de Montes Claros e região, oferecendo-lhes bolsas de estudos integrais e parciais.
Já são vários os estudantes beneficiados com o Ação Soebras, fato que orgulha a entidade, tanto por cumprir parte de sua responsabilidade social, quanto pela competência e seriedade com que os bolsistas desempenham seus estudos na instituição.
Todos eles entendem que o estudo é uma conquista permanente que exige muita força de vontade, esforço e dedicação.
A escola, por si só, não garante futuro brilhante, bens e emprego. Para se conseguir tudo isso e, principalmente, boa colocação no mercado de trabalho, é preciso adquirir conhecimentos, desenvolver a imaginação, construir referências, para entender o que é a vida, o que é o mundo, o que é a convivência com o outro para competir e vencer concorrências.
O sócio fundador da Soebras, empresário Ruy Muniz afirma que a missão da instituição é servir a todos os mineiros. -Todos que realmente desejam estudar, aqui conseguem. Temos formas de garantir educação aos alunos, que sabem a importância de dedicar aos estudos – ressalta Ruy.
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas, em Montes Claros, no Campus Saúde-JK (Avenida Osmane Barbosa, 11.111, Bairro JK, telefone: 38 2101-9242); no Colégio Indyu (Rua João Pinheiro, 186, Centro, telefone: 38 2101-9595); Campus São Luís (Rua Lírio Brant, 787, Melo, telefone: 38 2101-9494); Cops (Rua Cel. Joaquim Costa, 449, Centro, telefone: 38 3690-3038) e Campus São Norberto (Rua Cel. Joaquim Costa, 491, Centro, telefone: 38 2101-9797). Em Janaúba, no Ceiva (Praça Tiradentes, 164 – Centro, telefone: 38 3621-1403). Em Januária, no Isejan (Rua Pio XII, 100 – Centro, telefone: 38 3821-1070). Em Curvelo, na Facic (Av. JK, 1441 – Jóquei Clube, telefone: 38 3722-2600).
Os candidatos também podem se inscrever pelos endereços eletrônicos www.funorte.com.br / www.soebras.com.br / www.ceiva.com.br / www.facic.br
Os desempregados munidos de carteira profissional, poderão comparecer as unidades das Soebras e requererem a inscrição gratuitamente. Quem estiver trabalhando e, mesmo assim desejar a inscrição gratuita, deve fazer doação de sangue e solicitar do Hemominas um certificado constando que a doação foi a pedido da Soebras ou Funorte.
Para se inscrever via internet o candidato deverá ler o manual e preencher corretamente os dados solicitados e, após concluir, deverá emitir o boleto de pagamento e efetuar sua quitação na rede bancária ou casas lotéricas. Não será permitido o pagamento da taxa de inscrição através de agendamento bancário. O boleto bancário quitado é o comprovante de inscrição e deverá ser levado pelo candidato no dia do concurso. Após a inscrição, não serão permitidas alterações, sendo todas as informações de responsabilidade do candidato.
TAXA DE INSCRIÇÃO
Para o curso de Medicina – R$ 50,00
Para os demais cursos – R$ 20,00
Obs.: O candidato que optar (1ª, 2ª e 3ª opção) por curso com valores diferentes, pagará a taxa referente ao curso de maior valor.
AS PROVAS
As provas serão aplicadas no dia 13 de janeiro de 2008, domingo, de 14h às 8h, simultaneamente, em Janaúba, Januária, Curvelo e Montes Claros. Para os candidatos ao curso de Medicina, o horário de término será às 19h30 (somente em Montes Claros).
NOVOS CURSOS
A novidade são os cursos de Biomedicina/Imagenologia, no período diurno, com 45 vagas para o campus JK em Montes Claros e o curso de Engenharia Biomédica, oferecendo também 45 vagas para o campus JK.
A engenharia Biomédica é a disciplina da engenharia que se dedica ao desenvolvimento e produção de próteses, instrumentos médicos, equipamentos de diagnóstico, e ao estudo dos organismos vivos do ponto de vista da engenharia. É uma área multidisciplinar que conjuga conhecimentos de química, física e biologia bem como as técnicas de engenharia química, engenharia electrónica, engenharia biológica, engenharia dos materiais, bioinformática, bioengenharia e engenharia física.
Já o profissional formado em Biomedicina, Biomédico, está apto a realizar estudos e pesquisas clínicas, envolvendo as análises clínicas, genéticas e moleculares de fluidos e tecidos humanos. No Brasil os biomédicos dedicam-se principalmente às análises clínicas (exames laboratoriais), no entanto, muitos destes estes profissionais atuam como cientistas, em centros de pesquisas (Fiocruz, Instituto Butantan, INPA, IPEN, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, etc) e universidades na busca da cura de doenças (desenvolvendo vacinas para combatê-las), na busca de novos medicamentos e na pesquisa de DNA.
Na Imagenologia fazem o controle de qualidade (de acordo com normas da ANVISA e CNEN) e operam equipamentos de medicina nuclear, de tomografia, de ressonância magnética e de radioterapia.
