Desde o dia 8 de outubro, estudantes do Ensino Médio participam de palestras sobre as cinco obras literárias adotadas para o 1º processo seletivo de 2008 e para o Paes da Unimontes. As palestras acontecem gratuitamente, no Centro Cultural.
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Nesta terça-feira, 9, dentro da programação do 21º Salão Nacional de Poesias Psiu Poético, a professora Giovana Vieira de Oliveira profere palestra sobre o livro Mayra, obra do antropólogo montesclarense Darcy Ribeiro, indicada para o 1º processo seletivo de 2008 e para o Paes - Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior, da Unimontes. A palestra acontece às 15 horas, na sala Candido Canela, do Centro Cultural Hermes de Paula, e conta com a participação de professores e estudantes do Ensino Médio de toda rede de ensino de Montes Claros.
Na tarde desta segunda-feira, estudantes assistiram atentos à palestra do professor Gilson Neves, que analisou Sagarana, livro do escritor mineiro de João Guimarães Rosa (foto: Wilson Medeiros)
Com objetivo de auxiliar aos candidatos na interpretação das obras literárias adotadas para as provas, a Unimontes vem promovendo um amplo debate sobre as obras e seus autores, coordenado por professores da universidade.
A primeira obra analisada foi Inventário (1951-2002), da moderna escritora mineira, Laís Corrêa de Araújo, no dia 05 de outubro, com palestra da professora Ivanice Rodrigues. No dia 08, o professor Gilson Neves analisou Sagarana, livro do escritor mineiro de Cordisburgo, renovador do conto brasileiro, João Guimarães Rosa. As duas palestras contaram com a presença de dezenas de estudantes, que lotaram o auditório.
Nesta terça, a professora Giovana Vieira de Oliveira analisa Mayra, de Darcy Ribeiro e, segundo os organizadores da palestra, a expectativa é de que também haja uma grande participação dos estudantes.
Na quarta-feira, dia 10, também às 15h, o debate será sobre os livro Menino do Engenho, do escritor regionalista paraibano, José Lins do Rego, coordenado pelo professor Ricardo Baptista Lopes. Em seguida, a professora Marli Fróes analisa Nove Noites, do escritor carioca Bernardo Carvalho, considerado o mais original escritor brasileiro dos anos 90, cuja obra já foi traduzida para várias línguas. Nove Noites recebeu o Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira.
As provas do 1º Processo Seletivo/2008 da Unimontes serão realizadas em 16 de dezembro. Além de vagas nos 41 cursos regulares de graduação ministrados no campus-sede e nos campi de Brasília de Minas, Espinosa, Januária, Janaúba, Paracatu, Salinas, São Francisco, Unaí e no núcleo de Joaíma, a universidade também oferece reserva de vagas nas categorias Afro-descendente, carente (20 vagas); Egresso da escola pública, carente (20 vagas); Portador de deficiência (5 vagas) e Indígena (5 vagas).
De acordo com o Edital, as inscrições podem ser feitas pelos Correios, de 01 a 15 de outubro, com correspondência postada para o campus-sede, em Montes Claros, e pela Internet, no período entre 9 horas do dia 1º de outubro de 2007 e 18 horas do dia 19 de outubro de 2007, horário de Brasília/DF, no endereço eletrônico www.cotec.unimontes.br.
O edital também informa que o valor da taxa é de R$100,00 (cem reais), para um curso. Um mesmo candidato poderá inscrever-se para mais de um curso, desde que estes estejam em grupos diferentes. Nesse caso, a taxa de inscrição é de R$190,00 (cento e noventa reais).
As provas serão aplicadas nas cidades de Almenara, Belo Horizonte, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Joaíma, Montes Claros, Pirapora, Paracatu, Salinas, São Francisco e Unaí.
O Edital para o 1º Processo Seletivo/2008 da Unimontes pode ser conferido na página eletronica: www.cotec.unimontes.br.
OBRAS
Para o o 1º processo seletivo de 2008, foram adotados os livros Inventário (1951-2002), de Laís Corrêa de Araújo; Sagarana, de João Guimarães Rosa; Mayra, de Darcy Ribeiro; Menino do Engenho, de José Lins do Rego e Nove Noites, de Bernardo Carvalho. As sessões acontecem sempre às 15 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula, com entrada franca.
