Logotipo O Norte
Segunda-Feira,17 de Novembro

Estudantes cobram transparência do Demc

Jornal O Norte
Publicado em 05/09/2008 às 10:35.Atualizado em 15/11/2021 às 07:43.

Fabíola Cangussu


Repórter



Nesta semana um grupo de estudantes foi aos veículos de comunicação de Montes Claros pedir maior transparência do Demc – Diretório dos estudantes de Montes Claros, e a separação das ideologias políticas dos dirigentes da entidade, com as atividades do movimento estudantil.



Marlene Gonçalves da Silva informa que trabalhava na secretaria do Demc, mas escreveu uma carta de afastamento da entidade no dia 27 porque foi pressionada.



- No último dia 27 escrevia carta de afastamento da entidade, por que Fabiano Gomes trocou as chaves do Demc e me afastou, alegando que eu apoio candidato à prefeitura de Montes Claros diferente do candidato dele. Como fui impedida de entrar na sede, fiz minha carta. Só não compreendi como alguém pode administrar uma entidade estudantil seguindo orientações partidárias – questiona Marlene.



O estudante Ivani Mateus Rodrigues diz que além de ser um dos filiados do Demc, trabalhou na fiscalização e na abordagem aos estudantes para confecção de carteiras da entidade, e cobra da entidade prestação de contas.



- Não sabemos nada sobre a entidade. Quanto arrecada com alugueis, carteiras e patrocínio, e quais as despesas da entidade. Não sabemos se necessitamos ajudar a entidade a arrecadar mais, ou se temos caixa para desenvolver as atividades ligadas à militância estudantil. O que sei, é que a entidade está fechada. Fechada de todas as formas. As portas estão fechadas e quem quiser confeccionar carteirinhas ou mesmo pedir apoio da entidade não encontrará ninguém para atendê-lo. E ao mesmo tempo, quem quiser ser um militante, fazer parte da diretoria será barrado por aqueles que controlam a entidade, que nesse caso é Fabiano Gomes, o secretário da entidade. E o pior é que nem sabemos o que ele faz no Demc, uma vez que a entidade tem o objetivo de lutar pelas causas dos estudantes secundaristas, e pelo que sabemos, Fabiano há dois anos está cursando a universidade – afirma Ivani.



Ivani Mateus explica que a luta dos direitos dos secundaristas tem que estar acima das ideologias políticas dos dirigentes do Demc.



Ivani Mateus cobra maior transparência da administração atual do Demc


(foto: FABIOLA CANGUSSU)



- Não importa em quem eu voto, quando assumo cargo de entidade pública, como é o caso do Demc. Na entidade deve representar pessoas e demandas diferentes, necessita ter relacionamento bom com todas as correntes políticas, pois o papel da entidade é conquistar melhoria para nossa classe, e não usar a imagem de representante do Demc como cabo eleitoral – pondera o estudante.



RESPOSTA DO DEMC



Fabiano Gomes, secretário do Demc rebate que os questionamentos feitos são meramente políticos, que não tem nenhum fundamento concreto em relação à entidade.



- Olha, a imprensa precisa ficar atenta para esse momento delicado em que passamos. Não existe irregularidade na administração do Demc. As prestações de contas da entidade são feitas anualmente em dezembro, portanto no último mês deste ano estaremos divulgando o balanço a todos os estudantes, membros ou não do Demc – respondeu Fabiano.



Segundo o estudante, em outra administração o Demc sediava um pré-vestibular gratuito municipal, que assumia contas de água e luz do prédio.



- Mas nessa atual administração o pré-vestibular foi retirado de nossa sede, então alugamos salas que estavam vagas para uma empresa, que também se comprometeu em pagar as despesas de água e luz, o que vem cumprindo. E isso fica fácil de ser comprovado através da nossa prestação de contas, pois a entidade mantém sua contabilidade em dia – afirma Fabiano.



Sobre a entidade ser um órgão fechado, Fabiano informa que de dois em dois anos há eleição de nova diretoria, e que todos os estudantes secundaristas e de pré-vestibular podem se candidatar à diretoria, como pode também, ter seu desejo respeitado através do voto.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por