Jerúsia Arruda
Repórter
O período letivo começou nesta segunda-feira, 11, nas escolas de todo país. Na rede pública de ensino, o período de matrículas encerrou oficialmente no dia 14 de dezembro de 2007, mas, de acordo com o supervisor regional da superintendência regional de Montes Claros, Sérgio Ricardo Lelis de Oliveira, em Montes Claros, as escolas continuam recebendo os alunos que ainda não se matricularam.
Sérgio diz que a criança tem direito por lei à vaga e, por isso, o Estado não limita o prazo para matrícula, mas ressalta que quanto antes a criança for matriculada, melhor será seu aproveitamento.
- Os estudantes que não fizearam o cadastro escolar podem requerer sua matrícula no antigo prédio do conservatório estadual de Música Lorenzo Fernandes (rua Dr. Veloso, 432 – centro). À medida que houver procura, a Comissão de Cadastro vai solicitar a vaga e encaminhar o aluno para a escola mais próxima de sua residência e que ainda tiver vaga. Pode ser que não haja mais vaga na escola próxima à residência do estudante, mas, com certeza, há vaga na rede pública de ensino para todos que querem se matricular – assegura.
O supervisor explica que a matrícula escolar em Montes Claros é realizada pela Comissão Municipal de Cadastro, formada pela superintendência regional de Ensino de Montes Claros, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e representantes de pais de alunos.
- Boa parte da comunidade não cultiva o hábito de fazer o cadastro escolar e, posteriormente, a matrícula no tempo hábil, por isso a procura por vagas às vésperas do início das foi muito grande. Muitas pessoas, inclusive, ainda não definiram onde querem estudar – salienta o supervisor.
PLANEJAMENTO
Na semana passada, a Superintendência Regional de Ensino promoveu um encontro com representantes das escolas de sua jurisdição, onde foi discutida a necessidade de as escolas estabelecerem metas para que a educação alcance os resultados propostos pelas políticas públicas de educação.
A diretora da SRE-MOC, Maria Salete de Souza Nether ressalta que é importante que as escolas estabeleçam metas e apresentem os resultados alcançados para que seja possível avaliar o andamento do processo pedagógico e que se façam as reformulações necessárias para que esses resultados sejam sempre melhores.
Na próxima sexta-feira, 15, o ministro da educação Fernando Haddad vem a Montes Claros, onde se reúne com educadores, prefeitos e secretários municipais para falar sobre o Plano de Desenvolvimento da Educacional, o PDE, e sobre os programas desenvolvidos pelo governo federal na cidade.
O que se espera é que todas essas discussões possam realmente refletir na qualidade de ensino e que, esse ano, os resultados das avaliações sejam mais promissores que o dos anos anteriores.
