Paula Machado
Repórter
O estudante do Senai de Montes Claros, Allan Gibson Morbeck, de 20 anos de idade, participou de olimpíadas estaduais e nacionais de eletroeletônica e trouxe as primeiras colocações para a cidade. Na olimpíada estadual Allan conquistou o primeiro lugar. Ele disputou com estudantes de cidades como Belo Horizonte, Betim, Itaúna, Divinópolis, Santa Luzia, São João Del Rey entre outras. Já na fase nacional, ele tirou o terceiro lugar.
TRAJETÓRIA
Mas antes de ser selecionado para as olimpíadas, Allan fez um curso de eletroeletrônica no Senai e assim passou a ser o representante da modalidade de fresagem de Minas.
- Allan virou referência para os outros alunos. Incentivou os nossos estudantes a também participarem das olimpíadas. Observamos que hoje os alunos estão mais interessados em estudar e assim colher bons frutos também. Assim como Allan - afirma a pedagoga do Senai Margareth Gomes Rodrigues.
EMPENHO
Para Allan as maiores dificuldades encontradas na competição foi o nível de ensino dos competidores.
- Todos os competidores sabiam muito, então o conhecimento estava nivelado. Os detalhes que fizeram toda a diferença,. A calma, o estado psicológico foram os que fizeram toda a diferença - explica Allan.
Para ele que ficou oito dias participando das competições, a saudade não deu trégua apesar dos poucos dias. Como ele relata sentiu muita falta da família e dos amigos.
A pedagoga Margareth diz ainda que Allan tem um futuro grande pela frente. Ele foi contratado pelo Senai, tendo a garantia do primeiro emprego e inserção no mercado de trabalho.
Allan conta que a pessoa que o influenciou a participar dessas olimpíadas foi um outro aluno da Senai que no ano de 2004 também havia participado de uma olimpíada nacional.
- Quando vi o Samuel disputando as olimpíadas senti vontade de fazer o mesmo. Senti que era aquilo que eu gostaria de fazer e resolvi então vir para a unidade fazer meu curso e participar das olimpíadas - revela.
Allan já está a quatro anos no Senai. Agora está fazendo o curso de montagem e manutenção.
Como também presta serviços para a unidade, ele diz que se esforça ao máximo para ajudar seus alunos e amigos.
- As informações que não obtive no passado, procuro passar para os alunos com base nas experiências que vivi - diz ele.
ESCOLA EM MOC
O Senai conta hoje com 540 alunos fixos, divididos no turno de manhã, tarde e noite.
São ministrados vários cursos técnicos, como por exemplo, mecânica de manutenção, eletrônica, eletromecânica, entre outros.
Também são aplicados ensinamentos nas modalidades de aprendizagem industrial e qualificação como os cursos de eletricista de manutenção e eletroeletrônica, mecânica de usinagem de automóveis, cursos de manutenção, panificação e confeitaria, confecção industrial e ainda cursos para aperfeiçoamento para empresas e trabalhadores da indústria.
Haverá a implantação de novos laboratórios de PLC. No Senai é possível encontrar um centro de usinagem de peças de última geração, como afirma a pedagoga Margareth Gomes. Com a reforma da unidade foram instalados novos laboratórios de eletrônica e elétrica.
- Todos os equipamentos, segurança e materiais didáticos são fornecidos pela unidade. Ela oferece a teoria e a prática dos cursos, mas trabalha mais com a prática. Investe muito na estrutura para oferecer sempre o melhor para os alunos - afirma.
