Desempenho acadêmico

Estudante de MOC conquista bronze na Olimpíada Internacional de Biologia

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 29/07/2025 às 19:00.
Marcos Paulo, medalhista de ouro na OIAB, brilha novamente com premiação na IBO (Arquivo Pessoal)
Marcos Paulo, medalhista de ouro na OIAB, brilha novamente com premiação na IBO (Arquivo Pessoal)

Montes Claros voltou a brilhar no cenário internacional: o estudante Marcos Paulo Gonçalves Santos, 17 anos, do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular da cidade, conquistou medalha de bronze na 36ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada nas Filipinas. A premiação foi divulgada no último sábado (26).

Marcos Paulo integrou a delegação brasileira ao lado de outros três estudantes: Caroline Ayumi Okumura, Gustavo Jun Anraku Oda e Henrique Pongelupp Oliveira. Todos foram selecionados por conquistarem medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), competição que serve como seletiva para a etapa internacional.

Veterano em olimpíadas científicas, Marcos Paulo já havia sido medalhista de ouro na 17ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), realizada em Cuba, em 2024. A nova conquista, agora em uma competição de nível mundial, marca mais um capítulo em sua trajetória acadêmica.

“É como se um filme passasse pela minha mente. Gostaria de dizer que estou atônito, mas estou sereno. Cada aula, cada professor, pesquisador e cientista que me ajudou… tudo faz sentido e se conclui nesta experiência maravilhosa que vivi nesta semana. Sou grato a Deus, à minha família, aos meus professores, à OBB, ao Instituto Butantan e a todos que participaram, de alguma forma, do meu caminho”, afirmou Marcos Paulo, emocionado com a conquista.

O desempenho do estudante foi igualmente festejado pela instituição de ensino onde cursa o terceiro ano do ensino médio. “Pelo segundo ano consecutivo, celebramos com orgulho a medalha de Marcos Paulo na IBO, resultado da dedicação do aluno e do compromisso do Colégio Prisma com a excelência. Essa conquista reforça nosso propósito de inspirar, preparar e incentivar cada estudante a ir além, por meio do esforço e da paixão pelo conhecimento”, destaca Karina Almeida, diretora da instituição.

Além da biologia, Marcos acumula mais de 20 premiações em olimpíadas de ciências, matemática, física, medicina, raciocínio lógico, biotecnologia, português e outras áreas do conhecimento. Ainda no 8º ano, conquistou ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Nos anos seguintes, repetiu o desempenho e chegou a receber a medalha diretamente das mãos de ministros, em cerimônia oficial no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília.

Em matemática, destacou-se na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas), ficando entre os 300 melhores do país entre mais de 18 milhões de participantes. Foi também classificado para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e ingressou no Programa de Iniciação Científica (PIC), com aulas avançadas de nível universitário.

Seu desempenho acadêmico já rendeu resultados também no ensino superior: ainda no 2º ano do Ensino Médio, foi aprovado em Medicina pela Unimontes, conquistando o 3º lugar geral no vestibular tradicional — entre mais de 39 mil candidatos — além de ter sido o 1º colocado nas duas primeiras etapas do PAES, processo seletivo seriado da instituição.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por