Para ficar atento!

Estratégias para excelência em artes, literatura e inglês no Enem 2024

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 25/10/2024 às 19:00.
Professores do Indyu enfatizam a importância da atualização e do pensamento crítico e multidisciplinar dos alunos para o sucesso no Enem (LEONARDO QUEIROZ)

Professores do Indyu enfatizam a importância da atualização e do pensamento crítico e multidisciplinar dos alunos para o sucesso no Enem (LEONARDO QUEIROZ)

À medida que o Enem 2024 se aproxima, estudantes intensificam os estudos em Artes, Literatura e Inglês, disciplinas essenciais tanto para o desenvolvimento cultural quanto para o desempenho no exame.

Segundo a professora de Literatura do Colégio Indyu, Erenice Carvalho, uma das principais recomendações para desenvolver a capacidade de realizar análises críticas é praticar, rotineiramente, leituras atentas. “Essa prática envolve observar e refletir sobre o texto, buscando identificar as temáticas, os objetivos do emissor e os recursos linguísticos e estéticos utilizados. Esse treino, somado à aplicação das teorias sobre os elementos que estruturam os textos, é de extrema relevância ao promover um entendimento mais profundo de como esses elementos se inter-relacionam, ampliando e enriquecendo, dessa forma, a apreciação e a interpretação da obra em análise. Ademais, esse tipo de abordagem facilita a identificação das intenções do autor, permitindo situar a obra em um contexto histórico e cultural mais amplo”, explica. 

“De acordo com Aristóteles, ‘a arte imita a vida’, o que indica que as artes, incluindo a literatura, estão em constante diálogo com a realidade. Refletindo temas relevantes que podem ser abordados nas redações e no contexto da redação do ENEM, muitos tópicos podem envolver elementos da literatura e das demais artes” explica a professora que pontua que uma argumentação sólida que estabeleça essas conexões pode, de fato, impactar a nota final. 

“As disciplinas de artes e literatura no Enem vão além da simples obtenção de pontos; elas desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos críticos e conscientes. Ao se dedicarem ao estudo dessas áreas, os alunos não apenas aprimoram suas habilidades de interpretação e análise, mas também ampliam sua capacidade de compreender o complexo mundo em que vivem. Essa formação abrangente é vital, por possibilitar uma reflexão profunda sobre questões sociais, culturais e históricas, incentivando o desenvolvimento de uma perspectiva mais atenta e questionadora em relação à realidade que os cerca. Assim, a arte e a literatura se tornam ferramentas essenciais para a construção de uma sociedade mais informada e engajada”, completa a professora. 

LÍNGUA INGLESA
Visando um desempenho destacado no Enem, o professor Marcone Oliveira do Colégio Indyu compartilhou estratégias valiosas para os estudantes. Uma das técnicas recomendadas é a “Ir à Direita, Voltar à Esquerda”, que consiste em ler o texto em inglês, traduzir primeiro o substantivo e depois retornar ao adjetivo correspondente, facilitando a compreensão. 

“Por exemplo: quando se lê casa bonita. O aluno identifica o substantivo que é a casa e logo em seguida volta ao adjetivo que é bonita. Essa hierarquia ajuda os alunos a compreender a relação entre as palavras em uma frase, permitindo uma melhor interpretação e estruturando as ideias de forma mais clara e coerente”, explica o professor. 

“É muito importante também circular os verdadeiros cognatos, os quais são palavras transparentes, e sublinhar os falsos cognatos, sendo palavras escritas e pronunciadas semelhantemente, mas têm significados diferentes. Também não esquecer de marcar a resposta segundo a ideia do autor que escreveu o texto e lembrar que o Enem cobra uma poesia, uma música, uma tirinha, charge e texto normal na prova”, acrescenta o professor. 

Outro ponto importante, lembrado pelo professor, é estar atento ao uso de conjunções, como: in addition to (além disso), however (no entanto, embora), besides (além de), increasingly (cada vez mais) even though (contudo). 

O professor Marcone lembra que a leitura é fundamental para se familiarizar com diferentes estilos textuais lendo artigos, notícias e livros em inglês. Isso ajudará a ampliar o vocabulário e a compreender melhor as estruturas gramaticais. Ele também explica que uma maneira divertida de aprender é assistir a filmes e séries em inglês e tentar assistir com legendas em inglês para melhorar a compreensão auditiva e aprender novas expressões.

“Fazer exercícios de gramática é um componente importante na prova. Importante dedicar tempo para revisar as regras gramaticais e fazer exercícios práticos. Resolver provas anteriores do ENEM focando nas questões de inglês ajudará a entender o formato de perguntas e a identificar áreas que precisam de mais atenção”. 

Dominar o inglês não só pode garantir uma boa pontuação no Enem 2024 como também é um investimento valioso para o futuro acadêmico e profissional dos estudantes brasileiros. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por