Paula Machado
Repórter
A Funorte, juntamente com trinta acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição, Odontologia e Educação Física, desenvolvem um projeto onde as práticas de saúde fazem parceria com o esporte. O projeto cujos organizadores são Bruno Rafael, Mozer Araújo, Jefferson e Lucas Matos, será apresentado neste sábado na escola estadual Professor Plínio Ribeiro e no próximo sábado na escola Dulce Sarmento.
O intuito é fazer com que as pessoas pensem
mais na saúde e no bem-estar
PROJETO
Segundo um dos organizadores do evento e acadêmico do curso de Enfermagem, Bruno Rafael, o objetivo do evento é tentar fazer uma aproximação da população com a saúde, já que como ele afirma passa despercebida, sendo deixada de lado pelas pessoas.
- Percebemos que as pessoas não têm o cuidado necessário que deveriam com a saúde. Ela é uma questão muito importante e merece atenção. Nessas nossas visitas às escolas com o projeto já encontramos pessoas que nunca fizeram exames de glicose – afirma ele.
Bruno ressalta que a população de Montes Claros e região sofrem como a falta de lazer, diminuição da prática esportiva e da ausência dos jovens nas campanhas de saúde, e que o projeto tem a função de sanar esses problemas.
- Esse projeto tem a finalidade de dar oportunidade aos acadêmicos de outros cursos para que estes possam colocar em prática o seu aprendizado, formando, portanto uma equipe multidisciplinar. Tentamos dividir o que aprendemos com a população – explica.
De acordo com Bruno essa aproximação se faz necessária, pois os acadêmicos sempre trabalham em PSF e sempre atendem a um mesmo público. O projeto também visa buscar públicos diferenciados.
O projeto funciona em três etapas que são, a assistência à saúde, educação e o entretenimento.
DESENVOLVIMENTO
Na primeira etapa há a montagem de toda estrutura, com tendas, sistema de som, e o isolamento de área para realização do show de manobras radicais com motos.
São feitos preenchimentos do prontuário dos clientes e a realização dos atendimentos, gincanas e atividades recreativas.
Já na segunda etapa é realizada a simulação de acidente com motocicletas com intuito de educar a população de como prestar os primeiros socorros, sem agravamento do quadro clínico da vítima.
As pessoas aprendem os primeiros socorros e
maneiras adequadas para ajudar uma vítima
E na terceira etapa, para distrair e prender a atenção do público, haverá um show de manobras radicais com o piloto profissional e acadêmico de Enfermagem Mozer Araújo e convidados.
- Nosso objetivo com a atração principal que são os pilotos de wheeling é mostrar para a população, principalmente jovem que para ser radical não tem necessidade de estar envolvido no mundo das drogas. Eles podem ser radicais praticando esporte e estudando, pensando em ter um futuro melhor – afirma Bruno.
Para divertir a população pilotos como Mozer Araújo
e convidados prometem um show de talento
No primeiro evento em Glaucilândia, o evento contou com um público de duas mil pessoas.
- A aceitação da população está sendo excepcional. Nas escolas em que realizamos o projeto, todos os alunos participaram e queriam mais. Perguntaram onde seriam as nossas próximas apresentações para comparecerem – afirma Bruno.
De acordo com Bruno Rafael, na segunda apresentação do projeto na escola Tiradentes, o público foi de mil e quinhentas pessoas.
