Em parceria com a prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Cultura e do projeto Palavras e Idéias e a Unimontes, o Projeto Estado de Minas Tim Grandes Escritores lança nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de outubro, o projeto Forma Leitores.
A programação inclui palestras e oficinas gratuitas, com o objetivo de contribuir para a formação de leitores, a partir da literatura brasileira.
A escritora Marina Colasanti abrirá o evento nesta quinta-feira, às 20h, com palestra gratuita na sala Geraldo Freire. A autora, que já esteve em Montes Claros, possui mais de 30 títulos publicados e acumula diversos prêmios literários, como o Jabuti de Poesia pela obra Rota de Colisão (1994) e o Jabuti Infantil, por Ana Z Aonde Vai Você?
Em maio deste ano, seu livro Minha ilha maravilha foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil como melhor publicação de poesia.
OFICINAS
De acordo com Marcelo Andrade, presidente da ONG Humanizarte e idealizador do TIM Estado de Minas Grandes Escritores, com a instituição do projeto Forma Leitores em Montes Claros, o programa torna-se completo, cumprindo a função de contribuir para o aprimoramento intelectual da sociedade local.
- Proporcionamos contatos com os escritores por meio das palestras, entregamos livros anualmente para os acervos das bibliotecas públicas e, agora, oferecemos oficinas para o aprimoramento da leitura - explica.
O Forma Leitores integra o TIM Estado de Minas Grandes Escritores, que é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e coordenado pela ONG Humanizarte, com patrocínio da empresa de telefonia TIM e do jornal Estado de Minas.
PARCERIAS
O projeto conta também com a parceria da Cátedra Unesco PUC-RIO de Leitura, programa que desenvolve ações para o desenvolvimento da leitura no Brasil, e da Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Eliana Yunes, coordenadora da Cátedra Unesco PUC-RIO de Leitura, defende a criação de programas de incentivo e formação de leitores, iniciativas de extrema importância para o desenvolvimento brasileiro.
- A leitura é o fio condutor do homem com a cultura. Um leitor formado é aquele capaz de fazer relações entre as várias linguagens que utilizamos e o livro é um dos suportes da palavra escrita - diz.
LITERATURA
A programação segue amanhã, dia 24, com Eliana Yunes apresentando o tema - Por que ainda ler literatura? Será às 10h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais da Unimontes.
Também amanhã, das 14h às 18h, acontecem quatro oficinas: Francisco Gregório, da Cátedra Unesco PUC-Rio de Leitura, ensinará sobre a arte de contar histórias; André Moura, também integrante da Cátedra, discorrerá sobre as possíveis leituras de Monteiro Lobato; Marcelo Andrade, diretor teatral, examinará a adaptação de obras literárias para o teatro, a partir do livro O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino; Eliana Yunes falará sobre a provocação ao leitor.
As oficinas serão no 2º andar do Centro de Ciências Humanas da Unimontes. (Com informações Ascom)
