Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Escolas públicas se preparam para as Olimpíadas brasileiras de Matemática

Jornal O Norte
Publicado em 03/08/2007 às 11:07.Atualizado em 15/11/2021 às 08:11.

As provas da primeira fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2007) serão aplicadas no próximo dia 14. Em Minas Gerais, são 3.945 escolas inscritas totalizando 1,9 milhão de alunos. No Brasil, participam 17,3 milhões de alunos de 38.453 escolas. Os alunos farão as provas nas próprias escolas. Em 2006, Minas Gerais ficou em segundo lugar em número de medalhas.



A OBMEP será desenvolvida em duas fases. A primeira, com prova de múltipla escolha, para todos os alunos inscritos. Classificam-se para a segunda fase apenas 5% dos participantes, que farão prova discursiva no dia 20 de outubro. De acordo com o calendário oficial da OBMEP, a divulgação dos premiados será dia 10 de dezembro.



A olimpíada é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental, estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (a partir dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio) das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Professores, escolas e municípios também concorrem a prêmios.



Os estudantes serão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade: nível 1 – alunos matriculados na 5ª ou 6ª série do ensino fundamental, nível 2 – alunos matriculados na 7ª ou 8ª série do ensino fundamental e nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do ensino médio.



Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas são alguns dos objetivos da olimpíada. A OBMEP é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática.



OLIMPÍADAS 2006



Na edição de 2006, Minas Gerais ficou em segundo lugar no Brasil. O primeiro lugar nacional do ensino médio foi do mineiro Thales Marques Barbosa, que estuda no Colégio Tiradentes, em Passos. Na segunda edição da OBMEP, o estado ficou com 94 medalhas: 64 de ouro, 15 de prata e 15 de bronze. Na rede estadual de ensino, os alunos conquistaram 56 medalhas: 31 de ouro, 14 de prata e 11 de bronze. (SEEMG)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por