Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A Facit – Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros lança a pedra fundamental para a construção do campus III da instituição, na Avenida Sidney Chaves, bairro Edgar Pereira.
Implantada há 30 anos em Montes Claros e há 20 anos no Norte de Minas, a Fundação Educacional Montes Claros - FEMC, é mantenedora da Escola Técnica de Formação Profissional, do colégio Delta e da faculdade de Ciências e Tecnologia de Montes Claros – Facit, além da Incubadora de empresas de base tecnológica – Incet, e da Empresa Júnior.
Conhecida desde seu início como Escola Técnica, a Fundação se colocou à frente do problema de qualificação e formação profissional, criando na região um novo padrão de ensino profissionalizante, servindo de modelo para implantação de unidades similares em outras regiões do estado.
INOVAÇÃO
Em virtudes dos resultados obtidos com a inovação do processo de ensino profissionalizante, a FEMC foi a primeira escola de Minas Gerais a ser contemplada com a assinatura do convênio com a Globo Vídeo, empresa integrante das organizações Globo, para o recebimento de vídeos educativos, visando o aprimoramento dos estudantes, através da utilização dos recursos áudio-visuais mais modernos da época – então, 1987.
INTERCÂMBIO
Nos primeiros 20 anos, a FEMC se transformou em uma das principais fomentadoras do intercâmbio de conhecimento, abrindo novas perspectivas para os profissionais da região. Várias palestras e cursos foram ministrados por especialistas de instituições de ensino como Fundação Getúlio Vargas, Fiemg, faculdade Cásper Líbero e faculdade de Direito de São Paulo, entre outras.
Ao mesmo tempo, firmou parceria com empresas privadas e órgãos governamentais, o que possibilitou a aquisição de equipamentos para os laboratórios dos cursos de Mecânica, Eletrônica e Processamento de Dados, construção de novas salas e modernização da escola.
VENCENDO DESAFIOS
Instalada há 30 anos em um pólo de baixa vocação industrial e com foco na agropecuária, o trabalho voltado para a indústria sofreu certa resistência, vencida por questões de sobrevivência, uma vez que gerava mão de obra qualificada. Apesar da falta de uma legislação na época, os investimentos do governo e o apoio das empresas privadas possibilitaram atender uma demanda crescente por profissionais no segmento e, hoje, os resultados do trabalho da FEMC podem ser percebidos através dos benefícios proporcionados à região.
PARCERIAS
Através da participação direta da classe empresarial, a FEMC tem contribuído com o desenvolvimento do Norte de Minas: em 1993, os hospitais Aroldo Tourinho, Santa Casa, Universitário e São Lucas passaram a contar com a realização de curso voltado para a capacitação de técnicos especializados na manutenção de equipamento hospitalares; em parceria com a Coopagro e com o Centro Tecnológico de Minas Gerais – Cetec, inaugurou, em 1989, o primeiro laboratório de análise de solo e de água do norte de Minas; quinze anos depois de inativo, o relógio da torre da Catedral, uma das igrejas mais tradicionais de Montes Claros, voltou a funcionar graças ao trabalho desenvolvido por estudantes e professores da Escola Técnica que trabalharam em sua recuperação, em parceria com a Nestlé, que custeou os serviços e adquiriu novos equipamentos; a assinatura de convênio com a Telemig, em 1989, viabilizou a montagem de um laboratório de telecomunicações, possibilitando a oferta de vagas para estudantes da Escola em cursos ministrad
os pela empresa.
Em contrapartida, a FEMC assumiu a responsabilidade de reparar os equipamentos da Telemig, na época uma das mais importantes empresas do setor; em parceria com secretaria de estado do Trabalho, implantou, em caráter pioneiro no Norte de Minas, o projeto de Ensino à Distância, formando, em 1996, a primeira turma de técnicos em Segurança no Trabalho, na modalidade de treinamento à distância - trabalho reconhecido pelo Mec e autorizado pelo conselho estadual de Educação.
RECONHECIMENTO
Tendo como referência o relatório do consultor da OIT/Unesco, professor Cândido Gomes, a FEMC foi uma das três instituições brasileiras escolhidas para fazer parte de estudo da Unesco, órgão ligado à Organização das Nações Unidas – ONU, difundindo suas experiências educacionais nos países da América Latina e Caribe.
NOVO CAMPUS
Atualmente com 2.188 alunos, distribuídos em 23 cursos, a FEMC se prepara para instalar o Parque Tecnológico Regional de Montes Claros, que já conta com o campus I, na praça da Tecnologia, no bairro São João e o campus II, na avenida deputado Esteves Rodrigues. Hoje, dia 26 de abril, às 10 horas, o conselho de Administração lança a pedra fundamental para a construção do campus III da Facit, na avenida Sidney Chaves.