O resultado do Enem - exame Nacional de Ensino Médio apontou, mais uma vez, as diferenças na aprendizagem entre a escola pública e a privada. Distorções que preocupam pais e educadores montes-clarenses.
Andréia Batista, 26, mãe de aluna cursando a 1ª fase do ensino introdutório de escola pública, disse que o resultado entristece os pais que desejam o melhor para seus filhos, e que algo deve ser feito para modificar essa realidade.
- Acredito que depende dos professores, alunos e dos pais. Precisamos de mudança de comportamento. É necessário dedicação e respeito entre os três - comenta Andréa.
- Estudei em escola pública e em escola privada. Percebi que as escolas pagas empenham mais com os alunos. Até mesmo os estudantes têm mais uma conscientização da importância da dedicação. Procuro conversar com os professores, pois, minha filha estuda na escola estadual Gonçalves Chaves, e eu quero que a realidade dela seja diferente do que apresenta o resultado do ENEM - falou Aline Almeida, 28 anos, mãe de criança que freqüenta a 1ª fase do ensino fundamental.
A preocupação pela melhoria também faz parte do cotidiano dos profissionais da educação. O inspetor de ensino Leandro Silva, afirma que a escola deve descobrir formas de ajudar o aluno a entender o mundo, a descobri o papel de cada um, e assim formar cidadão consciente, e isso só é possível com a participação de toda a comunidade.
Nanci Mendes Vanderley, supervisora regional de educação, afirma que a mudança no resultado não será obtida em curto prazo, é preciso políticas públicas. - Já está em vigor nas escolas estaduais, o PIP- projeto de Intervenção Pedagógica, que permite a escola avaliar os pontos negativos, criar metas, ações e o acompanhamento sistemático da secretaria regional de Ensino. E, para 2008 outros projetos serão implantados como escola Viva Comunidade, de tempo integral, que atenderá unidades de risco social, e o projeto de aceleração de aprendizagem-informa a supervisora, que realça também a importância da participação de todos, cobrando melhorias e apontando caminhos a serem seguidos em todos os níveis do ensino público. (FC)