A escola municipal Dr. Alfredo Coutinho, que fica na Vila Camilo Prates comemora 30 anos. A programação das festividades que começa a partir das 13 horas desta quarta-feira prevê a realização de diversas atividades, com a presença da Caravana do Lazer, iniciativa da secretaria municipal de Esporte e Lazer, e momentos culturais com apresentação da banda do 10º Batalhão de Polícia Militar e números artísticos encenados pelos alunos do educandário. Além dos educadores, estudantes e pais pertencentes àquela comunidade escolar, participarão do evento várias autoridades locais.
PROJETO ALFREDO COUTINHO
Segunda a diretora Rita de Cássia Félix Coimbra e Oliveira, para comemorar a data e ainda estimular nos alunos o interesse pela história do local onde estudam, foi desenvolvido o projeto Alfredo Coutinho. Coube às crianças e adolescentes pesquisar a vida do patrono da escola e descobrir certas curiosidades. O projeto inclui concurso de frase sobre Alfredo Coutinho. Os vencedores serão premiados durante as festividades desta quarta-feira.
HISTÓRICO
Um desses registros é o fato de o nome recebido pela escola ser herança de outra unidade de ensino, também municipal, e que, na época, fora extinta. O objetivo foi de manter a homenagem a um advogado natural de Ouro Preto, transferido para a comarca de Rio Pardo de Minas na função de promotor de justiça. Em Montes Claros, Alfredo Coutinho conseguiu eleger-se vereador e se destacou na ordem dos advogados do Brasil (OAB). Casou-se com Maria Antonieta e teve seis filhos. Nasceu em 1896 e morreu 60 anos depois, em 1956.
ESTRUTURA
A escola, que atualmente possui cerca de 500 alunos matriculados na educação infantil e no ensino fundamental, distribuídos em 20 turmas, funciona nos turnos matutino e vespertino, com 40 funcionários.