Paula Machado
Repórter
Funcionando em Montes Claros há 23 anos, a escola Montessori Pedacinho do Céu tem desenvolvido com seus alunos o espírito de cooperação e solidariedade.
Através de uma gincana, a instituição conseguiu mobilizar todos os estudantes para a doação de roupas. A Fundação Sara, beneficiada com as doações, recebeu sexta-feira, 14, os materiais.
As crianças que participaram da gincana conquistaram
um espírito mais solidário (foto: PAULA MACHADO)
SOLIDARIEDADE
A gincana que envolveu as famílias e toda a comunidade consistia em duas partes. A primeira parte foi a entrega de donativos arrecadados, como várias mudas de roupas que foram doadas para a fundação Sara com o lema, Doar é saber vestir a alma. E na segunda etapa foi de recolher latinhas de alumínio, com o lema Reciclar... a natureza agradece. A cada ano é desenvolvido na escola um projeto.
- Anualmente realizamos vários projetos visando o crescimento da solidariedade nas crianças e ajuda para os que precisam – afirma Lílian Jane Antunes dos Santos, coordenadora pedagógica da escola.
GINCANA
Na gincana, cada aluno para conquistar pontos para sua equipe, deveria trazer peças de roupas, masculinas ou femininas, infantil ou adulto em perfeitas condições. E para a segunda etapa como forma de promover uma atitude consciente nos alunos, cada um deveria trazer latinhas de cerveja ou refrigerantes amassadas, a equipe vencedora seria aquela que trouxesse mais roupas e latinhas.
Conforme a coordenadora pedagógica afirma, atitudes como estas, devem ser incentivadas desde cedo no indivíduo, uma vez que a escola é um veículo de comunicação que deve priorizar uma formação solidária e cívica em seus alunos.
- A escola apóia atitudes e projetos dessa categoria porque objetiva a formação de cidadãos felizes consigo mesmo. Uma felicidade que comece de dentro para fora – diz Lílian.
Os alunos participantes da gincana vão desde o berçário, a educação infantil e ao ensino fundamental, num total de aproximadamente 120 alunos.
- Os alunos adoraram, desde o momento de arrecadar donativos para os mais necessitados como também pela diversão de estar participando de uma gincana, sentiram –se úteis – explica.
Ela revela que a única dificuldade no início foi o tempo escasso para a entrega dos donativos, mas que posteriormente o prazo foi prorrogado e atendeu às necessidades expressas pelos estudantes.
- Com a participação de mais pessoas o ato de doar é até mais prazeroso. Conscientizamos as crianças a doar não o que eles não gostam ou não querem ou até o que não presta mais, mas sim doar algo que eles têm de melhor ou até o que gostariam de ganhar – diz Lílian.
BENEFICIÁRIOS
Quem também agradece às doações é Wanderson Cordeiro Santana, que há um ano e quatro meses é assistido pela fundação.
- Nós recebemos muitas doações na fundação, tanto de roupas, de sapatos, de alimentos e até mesmo de quantias de dinheiro para ajudar a melhorar o estabelecimento e a qualidade de vida das pessoas que como eu, moram lá – explica ele.
Wanderson ainda conta que é de extrema importância às doações que são feitas, visto que a fundação não conta com ajuda governamental. Revela que são aproximadamente 370 jovens e crianças cadastradas na fundação.
- Nós vemos a atitude de doar com muito carinho e gratidão. Afinal não custa nada ajudar os que têm pouco ou nada tem. Agradecemos muito à todas as pessoas que nos ajudam ou nos ajudaram e quem quiser ajudar é só procurar a fundação – diz Wanderson.
Para os interessados em ajudar a Fundação Sara é só ligar no telefone: (38) 3214-3796.
