Depois de três anos à frente da
escola municipal Joaquim José de Azevedo,
Ivanete Gonçalves Rodrigues perde
a cadeira de diretora, segundo ela,
sem justificativa
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A escola municipal Joaquim José de Azevedo, que funciona no Centro de atenção integral à criança e ao adolescente (CAIC) do Renascença, perdeu nesta semana sua diretora, Ivanete Gonçalves Rodrigues, à frente da escola desde 2005.
Ivanete diz que nesses três anos sempre se deu muito bem com a comunidade escolar e, principalmente com os moradores do bairro, e desconhece o motivo da demissão
Trabalhando na educação há 12 anos, inicialmente como professora da rede estadual de ensino, no povoado de São Geraldo e, em seguida, nas escolas Abdias Dias de Souza e D. João Pimenta, Ivanete assumiu a direção da escola municipal logo no início da atual administração.
- Passei no concurso realizado pela prefeitura e assumi o cargo de professora P1 na escola Joaquim José de Azevedo, há 12 anos. Durante a campanha eleitoral para a sucessão de prefeito, trabalhei com a equipe do então candidato Athos Avelino. Após sua vitória nas eleições e posse junto à prefeitura, fui promovida à diretora da escola, cargo em que permaneci até esta semana – conta.
Ivanete conta que nesses três anos sempre se deu muito bem com a comunidade escolar e, principalmente com os moradores do bairro, que participam ativamente dos projetos do Caic.
- A comunidade do Renascença é muito solidária e sempre participa das atividades do Caic, tanto dos cursos e oficinas quanto dos projetos que beneficiam aos alunos e seus familiares – explica Ivanete.
A diretora lamenta o fato de ter sido demitida, segunda ela, sem nenhuma justificativa.
- Não recebi nenhuma informação ou justificativa para a demissão. Claro que estamos sujeitos a falhas, mas sempre fui aberta ao diálogo e me relaciono bem com professores, alunos e com a secretaria de Educação, que sempre deu suporte satisfatório ao nosso trabalho. Por ser mantida pelo governo municipal, é claro que existem interferências políticas, mas não há nenhuma prova de que eu tenha cometido qualquer ato irregular que desabone meu trabalho, a ponto de ser demitida – lamenta a diretora.
De acordo com informações da secretaria de Educação, a diretora não foi demitida, a ação faz parte do remanejamento de funcionários que secretaria vem promovendo, e a diretora será lotada em uma outra escola.
A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira e, até o fechamento dessa página, ainda não havia terminado, de forma que não foi possível ouvir Ivanete, após a reunião com a secretária, Dagmar Brandão, ou o pronunciamento da assessoria de imprensa da secretaria de Educação. Também não havia sido divulgado o nome da nova diretora da escola municipal Joaquim José de Azevedo.
CAIC RENASCENÇA
Instituído em 1994, o Caic que pertence à Rede municipal de ensino e vem ao longo dos anos ampliando sua atuação. Batizado de Américo Souto em homenagem ao cidadão montes-clarense pela sua contribuição com a educação, principalmente na região do grande Renascença, o CAIC funciona há treze anos, com uma estrutura que abriga quase 1500 alunos, distribuídos na escola municipal Joaquim José de Azevedo, no centro municipal de educação infantil Aninha Ribeiro, na Educação de jovens e adultos, no Pré-vestibular municipal e no Núcleo de Cultura.
Com espaço físico adequado e equipe de professores especializada, segundo Ivanete, o Caic é um importante referencial na formação educacional e profissional de crianças, jovens e adultos, além de oferecer diversos cursos profissionalizantes para a comunidade.