O Colégio cooperativista Ruy Lage, que funciona há 25 anos no bairro JK, região norte de Montes Claros, deve receber recursos da prefeitura da cidade a partir deste mês. O projeto de municipalização do ensino fundamental da escola foi aprovado em regime de urgência e por unanimidade na reunião da câmara de vereadores realizada no dia 21 de fevereiro.
O colégio atende cerca de 600 crianças e adolescentes da região, mas há pelo menos um ano passa por sérias dificuldades financeiras, em função da não renovação do convênio com a prefeitura.
Depois da notícia da municipalização, o vereador Ruy Muniz, um dos articuladores do projeto e que sempre ajudou a escola, participou de reunião com pais de alunos e professores. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, quando também foram discutidas questões como o ensino infantil e a construção de uma nova sede para o colégio prevista para 2008.
RECONHECIMENTO
Para a diretora Marley Souza Gomes, o apoio do vereador Ruy Muniz foi fundamental.
- Se não fosse o empenho dele, a escola seria obrigada a praticar mensalidades em torno de R$50 a R$ 60, o que com certeza impossibilitaria muitos alunos de continuarem no colégio. A maioria das famílias não pode pagar e conseqüentemente reduziria muito o número de alunos - afirma a diretora.
Segundo o secretario municipal de Educação Gilmar Ribeiro, foi com grande satisfação que a prefeitura de Montes Claros encampou mais uma unidade de ensino.
- É a quarta na administração do prefeito Athos Avelino. Acreditamos que a municipalização do ensino fundamental do antigo Colégio cooperativista Ruy Lage vai de encontro a um dos objetivos básicos da atual gestão, que é melhorar substancialmente a qualidade da educação pública municipal – conclui o professor.