No último domingo o programa Escola Aberta que visa o combate da violência esteve no Caic - Centro de atenção integral à criança e ao adolescente Américo Souto, no bairro Renascença. Essa foi a terceira unidade municipal de ensino a receber o projeto – antecederam-na as escolas João Valle Maurício, no Vilage do Lago, e Jason Caetano II, no Santo Antônio – que se comprometeu a abrir os portões também nos finais de semana para a prática de atividades culturais, esportivas, educativas e de lazer, e realização de oficinas diversas. Além de várias autoridades, participaram do evento educadores, crianças e adolescentes que estudam no Caic pais de aluno e outros membros da comunidade que residem nas imediações.
De acordo com o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística, o Renascença pertence a uma região administrativa ainda composta dos bairros Tancredo Neves, Floresta, Santa Cecília e Vila Tiradentes, na zona norte de Montes Claros. O Censo 2000 aponta que moram ali 11.562 pessoas.
CULTURA DA PAZ
A caminhada rumo à construção de uma cultura de paz nos moldes do Escola Aberta começou no dia 2 de outubro, quando o executivo montes-clarense lançou o programa na escola municipal João Valle Maurício, que recebeu cerca de 1.500 pessoas – a maioria absoluta de crianças e jovens – oriundas do bairro Vilage do Lago e adjacências.
A diretora Vera Pereira disse que, nestes quase dois meses desde que o educandário que comanda abraçou aquela idéia, a quadra poliesportiva coberta está sendo disponibilizada para o uso da comunidade nos finais de semana e já estão em andamento entendimentos no sentido de viabilizar a abertura das salas de aula, sobretudo para aulas de dança.
DIÁLOGO
À frente do programa no município, Eustáquio Saraiva destaca que os esforços no sentido de ampliar gradativamente as ações do Escola Aberta pretendem sobretudo divulgar e conscientizar, tanto os educandários como a comunidade que os circunda, sobre a importância de sua execução durante todo o ano.
- Para isso é fundamental que a escola esteja em permanente diálogo com os diversos segmentos sociais, sempre almejando desenvolver um trabalho conjunto - explica.
Coordenam o programa em Montes Claros a Associação de promoção e ação social e as secretarias municipais de Educação, Esportes e Lazer, Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Direitos do Cidadão e de Governo, com apoio da Unimontes, Funorte, Faculdades Santo Agostinho, polícia militar, Corpo de bombeiros, Sesi Minas e Sesc.