Paula Machado
Repórter
A Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros conseguiu bons resultados nas avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa, que avalia a qualidade do ensino. Os dados foram divulgados pela secretaria de Estado de Educação.
O Proalfa é um programa que objetiva verificar os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos da rede pública e indica as intervenções necessárias para correção dos problemas identificados. Segundo Leandro Silva Andrade, Inspetor Escolar/SRE Montes Claros, o Proalfa (Programa de Alfabetização) foi implantado em Minas Gerais em 2005. É uma espécie de avaliação sistêmica e faz parte do Simave-Sistema Mineiro de Avaliação do Ensino.
As avaliações do Proalfa são aplicadas anualmente e servem como ponto de partida para que a secretaria de Estado de Educação desenvolva as ações que visem à melhoria da alfabetização e do letramento dos estudantes.
- A primeira avaliação do Proalfa detectou índices muito aquém dos desejados pela Unesco em nosso Estado, mas foram decisivos para que focássemos nosso trabalho na direção dessa deficiência que existia no ensino básico no nosso ente da federação – diz ele.
DESTAQUE
Dentre as 46 superintendências regionais de ensino do Estado de Minas Gerais, a SRE de Montes Claros foi a que apresentou o maior número de alunos avaliados do 3º ano de escolaridade e ficou também entre as cinco primeiras que mais avançaram nos índices de 2007 para 2008, passando de 521 para 558 pontos na proficiência.
O avanço obtido foi enorme, a escala de proficiência do 3º ano de escolaridade, no nível mais alto que é o recomendável, varia de 200 a 500 pontos, e a SRE de Montes Claros superou esta marca, atingindo 558 pontos de proficiência, enquanto que o Estado atingiu 550 pontos.
Algumas escolas alcançaram 700 pontos de proficiência e ficaram entre as 15 melhores colocações de Minas Gerais.
O programa de alfabetização também conseguiu superar a meta prevista pela secretaria de Estado de Educação para ser atingida em 2008.
- Esse resultado do Proalfa é importante, porque mostra que a SRE tem se colocado em campo para melhorar o nível de alfabetização nos últimos anos. A meta estabelecida pela secretaria de Estado de Educação que é até 2010 todas crianças de oito anos de idade estejam lendo e escrevendo. Avançamos muito, mas sabemos que ainda existe um longo caminho - explica Leandro.
PARCERIA
De acordo com ele os resultados do Proalfa 2008 foram muito positivos e premiaram um trabalho árduo que vem sendo desenvolvido pela SRE de Montes Claros, juntamente com as escolas da jurisdição. Dentre os fatores que contribuíram para esse avanço, destacam-se a assistência pedagógica da SRE às escolas; as várias ações implementadas pela secretaria de Estado de Educação, além da autonomia das escolas e o esforço conjunto de todos os envolvidos com alfabetização em cada unidade de ensino.
IGUALDADE
Durante o XIII Seminário da Economia Mineira, ocorrido mês passado, em Diamantina, foi apresentado um relatório Universidade Federal de Juiz de Fora, que aponta a contribuição da SRE de Montes Claros para a queda das desigualdades regionais, ao promover educação pública de qualidade, superando índices de avaliação apresentados pelas SREs do Sul, Centro-Oeste e Zona da Mata.