Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
No último sábado 22, alunos do curso da Escola Técnica de Montes Claros, dentro da disciplina Empreendedorismo realizaram uma feijoada em beneficio do projeto Juventude Cidadã, de cunho social desenvolvido pela instituição.
Segundo o responsável pela disciplina, professor Marcus Gonçalves Caldeira, a iniciativa teve o propósito de estimular o potencial empreendedor de seus alunos.
- Além de cumprir o compromisso social, que é um dever de todos nós, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar situações em que foram desenvolvidas habilidades de liderança, negociação, trabalho em equipe, planejamento, organização, ética, cidadania e responsabilidade social, características valorizadas pelo concorrido mercado de trabalho - avalia o professor.
INICIATIVA
Participaram do projeto alunos dos cursos técnicos de Automação Industrial, Eletrônica, Informática, Química e Segurança no Trabalho, como parte das atividades avaliativas semestrais. A turma foi dividida em equipes com a responsabilidade de desenvolver atividades de marketing, finanças, vendas, organização, compras e coordenação artística. O professor Marcus diz que, a princípio, o desafio tinha somente um caráter pedagógico, mas, surpreendendo suas expectativas, a turma decidiu realizar um evento beneficente e destinar o lucro a um projeto social. Os alunos, então, buscaram recursos financeiros, escolheram o local, compraram os materiais necessários, contrataram a animação musical, entre outras atividades.
HORA DA FESTA
A equipe organizou, então, uma feijoada beneficente, que foi realizada ao meio-dia do último sábado, na sede do Sindicato dos Tecelões, no bairro São José, contando com a participação de cerca de 300 pessoas, entre elas alunos e professores da Escola Técnica, além de familiares, amigos e convidados.
Foram consumidas 311 feijoadas, fornecidas pelo Restaurante Popular, além de bebidas adquiridas a preço promocional. Uma animada banda de pagode garantiu a descontração dos presentes.
RESULTADOS
Ao final, a turma contabilizou um lucro líquido de R$ 748, verba que será inteiramente destinada ao projeto social Juventude Cidadã, desenvolvido pela fundação educacional Montes Claros - Escola Técnica, junto à comunidade Cidade Cristo Rei, localizada próximo à escola.