Da Redação
O escritor montes-clarense Wanderlino Arruda, empossado dia 21, em Belo Horizonte, no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, é o sexto norte-mineiro a pertencer ao quadro da entidade. No passado, foram sócios do IHGMG os historiadores Nelson Vianna, Hermes de Paula e Simeão Ribeiro Pires. No presente, os historiadores Luiz de Paula Ferreira e Dário Teixeira Cotrim. Todos os seis do quadro da Academia Montes-clarense de Letras, sendo Luiz de Paula, Dário Cotrim e Wanderlino também do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.
Segundo o novo acadêmico Wanderlino Arruda, o IHGMG é um órgão atuante e dinâmico, que acompanha os novos tempos e a eles se integra. Mantém um dos maiores acervos culturais do Estado, com obras sobre História, Geografia e ciências afins, reunidas em biblioteca, mapoteca, pinacoteca, hemeroteca, museu e arquivo, todos abertos ao público. Edita um boletim mensal e uma revista que já está no 30º volume. Promove encontros, simpósios e debates periódicos. O IHGMG mantém convênios com o Ministério da Fazenda em trabalhos técnico-científicos relacionados com o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e com o governo mineiro em projetos para desenvolver o circuito turístico da Estrada Real.
Desde a fundação pelo governador João Pinheiro, passaram pelo IHGMG figuras exponenciais como Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Virgílio de Melo Franco, Benedito Otoni, Diogo de Vasconcelos, Augusto de Lima, Olegário Maciel, Juscelino Kubistchek, Bias Fortes, Israel Pinheiro e Tancredo Neves. São também sócios do IHGMG importantes figuras da Maçonaria como os grão-mestres Accácio Paulino de Paiva, Aristóteles Atheniense, Athos Vieira de Andrade e o escritor, advogado e educador Jorge Lasmar. Do Rotary International, figuram os governadores Luiz de Paula Ferreira, Guaracy de Castro Nogueira, Ernest Paulini, Fernando Antônio Xavier Brandão, Aluízio Quintão e, agora, Wanderlino Arruda, que também é coordenador da Fundação Rotária Brasileira.
Wanderlino Arruda, fundador e primeiro presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, colabora com o IHGMG há mais de um ano na função de webmaster dos sites do Instituto e do Congresso de Institutos Históricos e Geográficos do Brasil. Tem como patrono Manoel da Costa Athayde, o mais importante pintor do barroco mineiro, preenche no IHGMG a vaga deixada pela dra. Sandra Loureiro de Freitas Reis, professora conhecida nos melhores meios culturais do Brasil e da Europa.