Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Novembro

Em tempo de férias, pernas para o ar porque ninguém é de ferro

Jornal O Norte
10/01/2006 às 10:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:28

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Férias. Depois de um ano inteiro com uma agenda lotada de compromissos, trabalho e estudo, este é um prêmio merecido para alunos, professores e toda a família.

O recesso das aulas no início do ano é um período de descanso, um tempo livre para fazer o que vier à cabeça, sem se preocupar com as obrigações do trabalho e da escola.

Para muitos, curtir as férias de verão em uma boa praia, com muito sol e água fresca é realmente uma excelente opção para descansar do estresse diário e recarregar as baterias.




A praia é o lugar preferido dos brasileiros para curtir as


férias e acabar com o estresse


Para outros, que as férias são dos estudos e não do trabalho, vale um cineminha, ou reunir em casa a galera que também só está de férias à noite, para assistir a um filme e bater papo.

Para a criançada que não vai viajar, a opção são as colônias de férias, o cinema vespertino, um dia no clube no meio da semana ou um passeio pelo campo – quem sabe uma visita à vovó e vovô – com direito a um passeio na fazenda, cavalgadas, ou colher frutas no pé e estrelas cadentes, como nas histórias de Monteiro Lobato. O importante é não ficar grudado na televisão, jogando vídeo-game ou navegando na Internet.

Nesse período vale ainda colocar a leitura em dia, visitar um parente distante ou tirar um tempo para rever os amigos.

NA CASA DA VOVÓ

Vera Lúcia de Fátima Santiago e Arnaldo Caldeira são dentistas. Segundo eles, seus filhos Gabriel e Gustavo, de 16 e 18 anos, respectivamente, estão de férias, mas eles não. A solução que encontraram para que o período pudesse ser aproveitado por toda a família foi levar os filhos para ficar com a avó enquanto eles trabalham.

- Apesar de o desejo de todos ser fazer uma bela viagem, a solução que encontramos beneficia toda a família, pois a avó mata a saudade dos netos, estes aproveitam para rever os amigos de infância, visitar o sítio e andar a cavalo, e nós temos um tempo mais livre para tocar nossos projetos - argumenta Vera, que diz que  quer aproveitar as férias dos filhos para ler bastante.

Letícia Versiani, 17 anos, concluiu o ensino médio ano passado e neste ano ingressa na faculdade.

- Todos da minha família programaram as férias para este mês e vamos viajar para o Rio de Janeiro. Estou em um período de transição importante em minha vida e quero aproveitar o momento para fazer uma reciclagem não só física, mas, principalmente, mental. Durante o ano há um desgaste muito grande com o excesso de responsabilidades e a companhia do meu irmão, Andrey, e dos meus pais, Denise e Kennedy, num lugar paradisíaco como é o Rio, vai me deixar novinha em folha – diz Letícia.

Diego Kartz, 21 anos, é estudante de jornalismo e diz que vai aproveitar as férias para trabalhar.

- Idealizei muitos projetos durante o ano letivo que, por falta de tempo, não consegui colocar em prática. Quero aproveitar o tempo livre para colocar em andamento e, quando recomeçarem as aulas, já estar com tudo encaminhado – explica.

Outro jeito de curtir este período relax sem sair da cidade, porém sem abrir mão da diversão são os cursos de férias. Em geral, são cursos rápidos, com no máximo um mês de duração, como música, desenho, artes, gastronomia, técnicas de massagem e estética. Esta é uma forma produtiva de aproveitar as férias, fazer novas amizades, e até se divertir.

PERÍODO DE RECICLAGEM

É comum que a rotina, a correria do trabalho e dos estudos e a falta de tempo acabem distanciando as pessoas umas das outras e de si mesmas. O período de férias é a fase em que se faz, mesmo inconscientemente, uma reflexão avaliadora de si próprio, onde as conquistas e os fracassos são colocados na balança, aumentando as chances de aprender muito sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo.

Os momentos de convívio com os amigos e com a família são uma oportunidade de relembrar que há muito mais a fazer do que apenas trabalhar e estudar. É uma pausa que mostra que não se pode esquecer o que realmente dá sentido à vida.Claro que isso é algo para se lembrar em todos os dias do ano, mas nas férias esse pensamento é mais intenso, pois propicia às pessoas liberdade para fazer o que realmente lhes traz felicidade.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por