Eleições no DEMC movimentam classe estudantil: durante o I Congresso Estudantil será eleita a próxima diretoria e definido o calendário de planejamento para 2007

Jornal O Norte
Publicado em 05/12/2006 às 10:59.Atualizado em 15/11/2021 às 08:45.

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



O DEMC – Diretório dos Estudantes de Montes Claros realiza no próximo dia 16 de dezembro, o I Congresso Estudantil da gestão Coração de Estudante.



De acordo com seu Regimento, o Congresso é o fórum máximo de debate e deliberação dos estudantes da educação básica, profissional e de pré-vestibulares públicos ou particulares de Montes Claros.





À frente da diretoria nos últimos três anos, Leonardo Prates diz ter muitos motivos para comemorar (foto: Adriana Queiroz)



Segundo o presidente do DEMC, Leonardo Silva Prates o objetivo do Congresso é reunir grupos de discussão para deliberarem sobre a Conjuntura municipal e regional; Ensino público e reforma da educação; Movimento estudantil; Meia-entrada; Meio-passe e Cultura e esporte. Durante o Congresso será, ainda, eleita a nova Diretoria e Conselho Fiscal do DEMC.



- Nos últimos meses estivemos em todas as escolas de Montes Claros pesquisando sobre os principais problemas enfrentados pela classe estudantil, ouvindo sugestões para possíveis soluções e convidando a todos para participar do Congresso. Em todas as escolas visitadas tivemos uma boa aceitação e os alunos, com apoio da direção da escola, elegeram seus representantes para participar do Congresso, que teve sua pauta definida de acordo com as pesquisas feitas nessas visitas – explica Leonardo.



Segundo o presidente, para cada 500 alunos, foram eleitos um titular e um suplente, formando um grupo com cerca de 200 delegados representantes que participam do debate, selecionando as propostas que farão parte do calendário de planejamento do DEMC para o próximo ano.



No dia 4 de julho deste ano o DEMC completou 60 anos de funcionamento em Montes Claros. À frente da diretoria nos últimos três anos, Leonardo diz ter muitos motivos para comemorar.



- O projeto de meia-entrada foi instituído no município há mais de dez anos, mas, quando assumimos a direção, muitos promotores de evento não respeitavam a determinação da lei. Também recebemos a entidade com muitas dívidas e desacreditada pelos estudantes. Desde então, empreendemos uma batalha para moralizar o Diretório, fizemos várias reuniões para regularizar a meia-entrada e abrimos o debate para constituição do meio-passe. Em parceria com a ORC Brasil, temos em nossa sede um telecentro e uma biblioteca à disposição dos estudantes. Além disso, realizamos uma série de palestras e debates junto às escolas, abordando temas como teste vocacional, prevenção contra o uso de drogas e gravidez precoce, incentivando a classe a buscar uma educação de qualidade, que forme não só um profissional competente, mas um cidadão crítico e comprometido com o futuro do país – diz Leonardo, que lamenta a falta de apoio e incentivo da escola na conscientização dos alunos para participação nas questões sociais e no exercício da cidadania.



Leonardo diz que o movimento estudantil em Montes Claros arrefeceu os ânimos nos últimos anos e poucos têm se envolvido.



- Precisamos ampliar a participação, envolver mais gente no movimento, lembrar que lugar de estudante não é somente em sala de aula. É preciso participar de atividades culturais, esportivas, nos envolver nas causas sociais e políticas, defender nossos direitos de cidadão. Faltam projetos municipais para estudantes, não temos um Conselho Municipal da Juventude - o que já existe em quase todos os municípios, inclusive os de pequeno porte – enfim, não temos nenhuma assistência ou proteção e precisamos lutar por isso – conclama o presidente, que diz que o projeto de criação do Conselho Municipal da Juventude foi sancionado pelo prefeito, mas até hoje não foi implantado.



Com 26 anos de idade, Leonardo diz que a experiência junto ao DEMC possibilitou conhecer mais de perto a realidade dos estudantes no município.



- Nossa meta sempre foi incentivar o debate, instigar a participação e promover a conscientização dos estudantes em relação aos seus diretos e deveres, evidenciando a importância do grêmio escolar, que são a base da formação da classe – conclui.



ELEIÇÕES



De acordo com o Regimento, os delegados eleitos para representar as escolas durante o Congresso terão direito à voz e voto. O Congresso consistirá de grupos de discussão, plenária final, convenções de chapas, debate entre candidatos a presidente e eleição da nova diretoria. As propostas debatidas nos grupos de discussão serão entregues por escrito à Comissão Eleitoral, composta por estudantes e membros beneméritos nomeados pela diretoria do DEMC, conforme publicado em Edital de Convocação, e deverão ser aprovadas por no mínimo 20% dos delegados presentes. 



O I Congresso dos Estudantes de Montes Claros acontece no dia 16 de dezembro, na sala Geraldo Freire, ao lado da Câmara Municipal. A primeira convocação será às 9h havendo quorum legal, e a segunda às 10h, com qualquer número de presentes. A diretoria eleita assume o DEMC na primeira semana de janeiro para um mandato de dois anos.



Outras informações na sede do DEMC



Rua dos Estudantes, 117 – Vila Santa Maria, no horário de 13h às 18h.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por